19/05/2025

Terra Vermelha - Capítulo 09

 



Capítulo 09




Aline é arrastada pelos corredores do fórum, entre câmeras, repórteres e gritos. Seu rosto devastado… mas seus olhos já começam a ganhar um novo brilho: de raiva e justiça.



CENA 01 - PENITENCIÁRIA FEMININA - INT/TARDE


Som de grades se fechando.


Corredor cinzento:


A câmera acompanha Aline de costas, sendo escoltada por duas agentes penitenciárias. Ela anda devagar. O uniforme laranja ainda não cobre seu corpo. Veste apenas a roupa da prisão preventiva, que está suja, rasgada e úmida.

Detentas surgem por trás das grades, gritando, batendo nas celas, algumas zombando.


Detenta - Ui, ui. Que docinho!


Vestiário da prisão:


Agente - Tira a roupa.


Aline hesita. As suas mãos tremem.


Agente - Eu não tenho todo tempo do mundo, querida. Não tem desfile. Tira a roupa!


Aline se despe lentamente. A câmera foca nas costas dela, nas marcas do tempo e da injustiça. A roupa de presidiária é jogada no banco. Ela se veste sem questionar.


Corredor das celas:


As detentas gritam, batem nas grades. A porta de ferro se abre. As agentes a empurram levemente.


Agente - Aproveita a estadia, amor. É de graça.


A porta se fecha com um estrondo. Aline observa a sua volta, as paredes sujas, os colchonetes rasgados, banheiro sem privacidade. Um cheiro de mofo e suor.

Três detentas já ocupam a cela. Uma delas observa Aline com um sorriso torto. As outras nem reagem. 

Aline caminha até o canto livre. Se encolhe, abraçando os próprios joelhos. Pela primeira vez, abaixa a cabeça.


Aline(sussurrando) - Eles me tiraram tudo. Minha terra. O meu nome. Mas eu vou sair daqui, e quando eu sair… eu juro por Deus… vão todos me pagar, um por um.


A câmera fecha no olhar fixo de Aline. Uma fúria contida.

A música sobe bem grave e tensa.


Corta para:


Paisagens do Mato Grosso; Fazendas imensas de soja e outras coisas.

(Nuvem de Lágrimas - Fafá de Belém)


CENA 02 - HOSPITAL - QUARTO DE PETRA - INT/TARDE


A porta se abre com pressa. Antônio entra primeiro, seguido por Caio.

Petra, deitada na cama, com um curativo na testa e o braço imobilizado, se assusta com a movimentação, mas logo sorri ao vê-los.


Antônio - Filha! Graças a Deus!


Ele se aproxima e a abraça com força, com cuidado para não machucá-la. Em seguida, beija sua testa.


Antônio - Você me deu um susto, menina… não faz mais isso!


Petra(surpresa, mas com um sorriso contido) - Pai… que bom que o senhor veio. Eu tô bem, foi só um susto. Que bom que se importam comigo.


Petra dá a mão para Caio.


Petra - E a mamãe? Ela não veio?


Caio(seco) - Ela foi pra casa. Disse que não queria passar mais vergonha, e que está cansada dos seus chiliques.


Petra paralisa. Seu sorriso desaparece. Ela olha para baixo, tentando engolir o impacto.

Caio percebe e tenta remediar, mas já era tarde.


Caio - Você sabe como ela é… Mas o importante é que você está bem.


Ela se encolhe um pouco na cama. Seus olhos ficam marejados. Uma única lágrima escorre lentamente.


Corta para:


CENA 03 - MANSÃO LA SELVA - QUARTO DE IRENE- INT/TARDE


A porta do quarto se fecha. Irene entra primeiro, altiva, logo depois, Graça, um pouco desconfortável. 

Irene tira os brincos com calma, se olhando no espelho.


Irene(fria, direta) - Não vou fazer rodeios, Graça. Eu percebi que você e o Caio estão… se aproximando.


Graça(tentando disfarçar) - Imagina, dona Irene… a gente só tem conversado, ele é um grande apoio nesse momento difícil, enfim.


Irene(virando) - Não precisa se justificar. Eu não vou te repreender. Na verdade… pode ser bom. 


Graça - Como!? Bom?


Irene caminha e se senta na poltrona com elegância.


Irene - Eu só preciso da sua lealdade. Se você conseguir convencer o Caio a se mudar para o exterior… acredite, você não vai se arrepender. Nem você, nem sua família.


Graça - Desculpa, eu não estou entendendo.


Irene - Vou ser mais direta. Eu quero o Caio longe dos negócios do pai. Da cooperativa. Ele precisa se afastar o quanto antes. E você é a chave pra isso acontecer.


Graça(hesitante) - A senhora tá falando sério?


Irene - Nunca falei tão sério! Se fizer isso, eu mesma me encarrego de garantir que sua família não tenha nenhuma dificuldade. Posso ser generosa, Graça. Muito generosa.


Graça, assustada, mas tentada pela oferta, hesita.


Graça - E se eu me casar com ele?


Irene - Exatamente! Vai ter prestígio. Nome. E uma vida confortável, claro. Mas tenho uma condição… O filho que você está esperando… será criado por mim.


Graça - O que? Mas é meu filho! 


Irene - É o neto do Antônio La Selva. E vai ser criado à altura do que isso significa. Você terá tudo, mas esse é o preço.


Graça tenta manter a calma.


Graça - A gente pode conversar, encontrar um meio termo…


Irene - Ou é isso… ou é nada.


Graça - Irene, por favor! Deve haver outra maneira, eu não quero ficar longe do meu filho!


Irene - Eu não estou te tomando seu filho, ele só será criado por mim, mas você poderá vir visitá-lo quando quiser, e até levar ele pra viajar com vocês nas férias. Ou você aceita, ou então suma da minha frente.


Graça pensa por alguns segundos.


Graça - Eu... ah, tudo bem. Eu aceito. Mas você não acha que as pessoas vão estranhar isso?


Irene - Qual o problema da avó, com melhores condições, querer criar o neto? 


As duas se encaram e Graça passa a mão pela barriga.


Os dias se passam…



CENA 04 - CASA AFASTADA NA MATA - INT/NOITE


A noite é densa, coberta pela escuridão. Uma pequena e rústica casa, escondida entre as árvores. A porta se abre devagar. Irene entra, elegante. Luigi já a espera, encostado na parede, com um copo de uísque na mão.


Luigi - Achei que não vinha mais.


Irene(tirando o casaco) - Você devia saber que eu sempre apareço… quando é importante.


Ela caminha até ele, devagar, com um olhar penetrante. Luigi a observa.


Irene(voz baixa) - Você me entende, Luigi. Por isso eu gosto tanto de você.


Luigi - A gente fala a mesma língua, Irene. Os mesmos interesses.


Eles se beijam. Irene arrasta ele pra cama e os dois transam.


(Marilyn Monroe - Sevdaliza) 


Corte rápido.


Luigi está deitado, ainda ofegante. Irene, sentada ao lado, repuxa os cabelos para trás, pensativa. Ela acende um cigarro.


Irene - Eu quero muito que você se case com a Petra. Tire ela daquela casa.


Luigi - Irene… não vamos falar da Petra agora.


Irene - É importante! Ela precisa de um rumo na vida! Quem sabe com você ela não para de ser… traumatizada, complexada. Ela me dá muito trabalho.


Luigi - Ela não disse, mas aceitou o meu anel de noivado.


Irene - Aceitou? Que maravilha! Então está mais fácil do que se poderia imaginar. 


Os dois brindam.


CENA 05 - MANSÃO LA SELVA - QUARTO DE PETRA - INT/NOITE


Petra está sentada em sua cama, com um livro fechado no colo. Angelina entra com uma bandeja de chá.


Angelina - Ainda bem que foi só um susto… foi horrível ver minha menininha sofrer. 


Petra - Oh, Angelina. Ainda tô meio zonza. Mas já é um alívio.


Angelina se senta, observando Petra.


Petra - Cadê Luigi? Você viu ele?


Angelina - Parece que ele saiu.


Petra - Ai Angelina, acho que ele está mesmo gostando de mim. Mas eu não sei… não estou preparada.


Angelina - Você está feliz com ele?


Petra - Ah… depois de me dar tanto apoio. Ele pode ser o meu alicerce. Faz algum tempo, eu não contei, mas ele me pediu em casamento.


Angelina - A gente sabe, foi naquele jantar.


Petra - Não… foi um pouco depois. Eu acabei aceitando, dessa vez eu quero tentar.


Angelina se levanta. 


FLASHBACK - ESCRITÓRIO DA MANSÃO - INT/NOITE


Luigi e Irene se beijam com intensidade perto da estante.


Volta ao presente.


Angelina(pensamento) - Não posso dizer que vi isso… não por enquanto.


Petra - O que foi, Angelina?


Angelina - Nada, só… me emocionei. O anel é bonito.


Petra se levanta e entra no banheiro. Angelina fica encarando o lado de fora, imóvel, pensativa.


PASSAGEM DE TEMPO - INSTRUMENTAL DRAMÁTICO


Imagens em sequência, como em um clip mudo.


Graça e Caio se beijam, felizes; A família se reúne e posam para a foto; A barriga de Graça começa a crescer. Uma nova foto, ela de vestido claro, acariciando a barriga ao lado de Caio.


Corta para: 


Aline sentada sozinha em sua cela. Olhar vazio. O cabelo dela cresce, o semblante endurece. Ela escreve em um caderno.


(Lost On You - LP)


CENA 06 - IGREJA/PRISÃO - DIA DO CASAMENTO DE GRAÇA - INT/DIA


A trilha instrumental cresce. Câmera lenta.


A porta se abre. Graça surge esplêndida em seu vestido de noiva. Cabelos presos com elegância. Ela começa a andar pelo corredor central da igreja.


Prisão - Interior:


As celas se abrem. Aline caminha devagar pelo corredor entre as celas.


Igreja:


Todos os olhares se voltam para Graça. Ela chega até Caio. Eles sorriem um para o outro. O padre começa o ritual.


Prisão:


Aline chega em sua cela. A porta se fecha atrás dela. Ela se senta no beliche inferior.


Igreja:


Eles se beijam. O povo aplaude. Caio pega Graça no colo. Os dois saem da igreja sorrindo, os sinos tocam. Entram no carro sob uma chuva de arroz.

O carro toca partida e dentro dele, Caio e Graça se beijam mais e mais.


Prisão:


Aline, sentada na escuridão da cela, olha pra cima. Os olhos se enchem de lágrimas. Ela chora.


ENCERRAMENTO


(Those Eyes - New West)


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