A Melindrosa
Capítulo 24
1929
Cena 1-Casa de Joaquina.Sala de estar.
Fernando foi recebido pela empregada de Joaquina,e espera por ela.A idosa entra na sala.
Fernando- Joaquina ?.
Joaquina- Eu mesma.
Cena 2- Loja de Roupas.
Mariane não entende a situação,Ana Lúcia olha destemida para Luísa.
Luísa- Perdão?.
Ana Lúcia- Não se faça menina.Já sei quem você é de verdade.Acha mesmo que iria enganar meu filho e minha família?Meu filho não vai namorar com uma rameira feito você.
Luísa tenta se defender.
Luísa- Se eu sou rameira,você é o quê? A santa de São Paulo? Coloque-se em seu lugar.Deixe de ser patética… Olha,eu posso explicar,mas só se você se acalmar e nós sentarmos para conversar feito adultas,e a sós,é claro.
Mariane- Se acalma Ana Lúcia,até agora eu não sei do que você está falando.
Ana Lúcia (p/ Mariane)- Essa aí,é namorada do Benjamin.(p/Luísa) Olha menina,eu posso te dar a chance de se explicar,mas desde que você confesse tudo na frente de meu filho.
Luísa- Tudo bem.Já está na hora mesmo de acabarmos com isso.E estaremos quites,a senhora guarda esse meu segredo,e eu dou um jeito da senhora se encontrar com Benjamin.Estamos quites?.
Ana Lúcia-Por mim tudo bem.
Cena 3- Casa de Joaquina.
Fernando e Joaquina estão frente a frente.Um instrumental tenso toca ao fundo.
Fernando- Perdão por não me apresentar.A senhora não deve saber quem eu sou.Sou Fernando Gaspar Cavalcante.
Joaquina- Não precisamos de formalidades.Eu sei muito bem quem você é.
Fernando- Como?.
Joaquina- Eu sei que você foi o covarde que abandonou minha filha Antônia grávida.Na época,ela me mostrou uma foto sua.
Fernando- Mas como me reconhece ? Afinal,se passaram tantos anos.
Joaquina- Vamos botar as cartas na mesa.Eu sou irmã de Anastácia,você não vai se lembrar de mim,porque quando nasceu,eu já tinha saído da casa dos seus avós.E depois que você sumiu da vida da minha filha,sua mãe nunca me desamparou.
Fernando- Eu sabia que ela te visitava.Tinha certeza que ela não te abandonaria.Eu só vim ver como a senhora está,e… Pedir desculpas, sinceramente,do fundo do meu coração,pela minha covardia.Eu,como homem,deveria ter assumido Antônia,deveria ter me casado com ela,dado tudo o que ela merecia.Errei feio.
Joaquina- Olha rapaz,eu queria mesmo era te esganar,te matar.Te causar o mesmo sofrimento que você causou a minha filha.Fazer você sentir na pele tudo o que ela passou durante aqueles torturantes meses,e quando finalmente… (ela começa a chorar) Quando finalmente ela teve meu neto,ela morreu,e não teve nem tempo de conhecer seu filho.E meu neto… Tão pequeno e frágil,nem teve o abraço e o conforto dos braços da mãe,pobrezinho...
Fernando também começa a chorar.
Fernando- Mais uma vez lhe peço perdão por tudo o que eu causei… Já vou,adeus !.
Cena 4- Hospício.Quarto que Anastácia está internada.
Anastácia está deitada na cama,com um olhar meio perdido,ainda na camisa de força,Nestor se aproxima dela.
Nestor- Anastácia,minha querida,como vai? Fale comigo,não sabe como estou precisando de você nesses tempos.
Anastácia sai de um súbito,e olha profundamente nos olhos de Nestor,saindo do transe em que estava.
Anastácia- Nestor.
Nestor- Minha querida,muito bem,você tem que melhorar.
Anastácia- Me escute,por favor.Tenho muitas revelações a te fazer.Me escute com atenção.
Ela começa as revelações,Nestor as escuta atentamente.
Cena 5- Noite.Restaurante.
Luísa e Benjamin estão reunidos,esperando por Ana Lúcia.Entretanto,mas ele não sabe até a chegada dela.
Benjamin- O que você está fazendo aqui?Não tem que trabalhar não? Os seus machos devem estar te esperando.Vai lá atender eles.
Ana Lúcia- Primeiramente,boa noite.Segundo,me respeite,que eu ainda sou sua mãe.E terceiro,você deveria se referir aos nossos machos,até porque eu não sou a única rameira nessa mesa.
Benjamin fica chocado,ele encara Luísa.
Benjamin- Ela já?...
Luísa- Sim.
Ana Lúcia- Não entendi.Benjamin,você sabe da segunda profissão da sua namorada ? Vocês estavam nos enganando,é isso?.
Benjamin- Mamãe,eu sempre soube que ela também trabalhava como você trabalha agora.
Ana Lúcia fica surpresa.
Ana Lúcia- E ainda assim aceitou namorar com ela? Mas então você não pode me julgar de forma alguma.É um hipócrita igual seu pai.
Benjamin- Deixa eu te explicar.No início de tudo,eu a conheci no cabaré da avó dela.Depois nos reencontramos,então no início de tudo,não era sério.A minha intenção era passar mais seriedade para vocês,só isso.Eu não era apaixonado por ela.Esse sentimento fluíu aos poucos em mim.Acho que desde o início eu gostava dela,da companhia dela,e ela me fazia bem,e então fui me apaixonando aos poucos.E só recentemente que começamos a namorar de verdade.No início tudo não passava de uma grande farsa.
Ana Lúcia- Então esse tempo todo estavam mentindo para nós? Que bonito… Nossa família é um grande retrato da hipocrisia que impera em nosso país mesmo.É um pior que o outro.E eu sendo julgada pelas mesmas atitudes que a maioria já teve,mas não assumiu,é impressionante mesmo…
Cena 6- Residência Gaspar Cavalcante.Sala de jantar.
A mesa já está posta,Luzia aguarda por seu marido.Um instrumental de mistério toca ao fundo,contribuindo com o ar macabro que está presente na cena.Nestor chega em casa,com um semblante de ódio estampado na cara.O idoso se dirige a sala de jantar,e assusta a mulher com o silêncio com que a encara.
Luzia- Que susto Nestor.Adiante,vamos jantar,Fernando saiu,hoje seremos só você e eu.Estou morrendo de fome.
Ele não responde e continua a encarar a mulher.Nestor se aproxima dela,e a levanta de súbito com um puxão nos seus cabelos e sua orelha.
Luzia- AAAAAIIIIII.PORQUE ESTÁ FAZENDO ISSO? ESTÁ DOENDO,ME SOLTA AGORA !.
Nestor- VOCÊ E EU TEMOS MUITAS CONTAS A ACERTAR.VAMOS LÁ PRA CIMA.
Ele a leva com brutalidade para o andar de cima,a puxando com força pelos cabelos e pela orelha.
Ao chegarem no quarto,Nestor tranca a porta.Ambos se olham com ódio.
Luzia- Como ousa me tratar assim? Maldito,me trai,junta minha filha com um porco nojento,e ainda tem a coragem de me torturar assim?.
Nestor- Cala a boca ! Agora quem vai falar sou eu.Fui visitar Anastácia,e temos muitas coisas a esclarecer.
Luzia- Foi visitar a Anastácia? Mas é claro,por isso que está me tratando assim,só podia ser aquela cobra maldita quem te envenenou.Malditos.Me traíram por anos,e agora querem me destruir de vez.Encoste uma mão que seja em mim,e eu te… Eu destruo.
Nestor- Já sei que você ajudou a encobrir a gravidez e a morte da moça Antônia,filha de Joaquina,que Fernando se envolveu há anos atrás.Me diga,porque fez isso ?.
Luzia- O que você teria feito? Teria mandado matar a jovem? Como você fez com Osvaldo e Igor ? Da mesma forma que você,agora,sabe dos meus podres,eu também sei de muitos podres seus.Eu vejo tudo,tenho olhos por todos os cantos.Nada passa despercebido por mim.
Nestor- Era nosso neto,você não podia ter feito isso.
Luzia- Fiz e faria tudo novamente.Não me arrependo de nada.Nosso filho teve uma vida maravilhosa por todos esses anos longe daquela mulherzinha.O que seria dele se tivesse se casado com essa Antônia?.
Nestor- Você tirou minha autoridade sobre a família,passou por cima de mim,eu quem deveria ter resolvido tudo isso.E isso não é nem a metade do iceberg que descobri sobre você.Já sei que você mantém contato com essa Joaquina,sei que você armou para Anastácia ser internada nesse hospício.Sei também que…
Luzia explode e joga um vaso de flores na direção de Nestor,mas ele escapa.A mulher se descontrola e começa a gritar.
Luzia- CALA A BOCA.MISERAVEL.MALDITO.VOCÊ NUNCA VAI TER METADE DA FORÇA QUE EU TENHO.ÉS UM FRACO.COVARDE…(ela começa a rir) PARA SE MANTER NESSE MUMDO,TEM QUE SE TER SANGUE FRIO,E ISSO,EU TENHO MUITO MAIS DO QUE VOCÊ.
Nestor- JÁ CHEGA LUZIA.SUA MÁSCARA CAIU,SE SOUBESSEM DE METADE DO QUE VOCÊ JÁ FEZ, VOCÊ SERIA EXCOMUNGADA DA IGREJA CATÓLICA.E SE ANA LÚCIA DESCOBRIR O QUE VOCÊ…
Luzia- SE FIZ O QUE FIZ FOI POR AMOR.E POR SUA CAUSA TAMBÉM.PARA MANTER NOSSO IMPÉRIO VIVO E DE PÉ.
Nestor- NUNCA TERIA FEITO ISSO, NÃO SOU UM MONSTRO IGUAL A VOCÊ.
Luzia- CLARO QUE NÃO.VOCÊ TERIA FEITO MUITO PIOR,TE CONHEÇO MUITO BEM, VOCÊ FALA DE MIM AGORA,MAS QUANDO ERA JOVEM ERA O TERROR DA FAZENDA.QUANTOS FILHOS BASTARDOS VOCÊ NÃO DEVE TER POR AÍ? SEU CANALHA,DEVERIA ERA ME AGRADECER PELO QUE FIZ.VOCÊ SERIA O PRIMEIRO A… TERIA FEITO UM INFERNO NA VIDA DE NOSSA FILHA,VELHO MALDITO.
A humilhação é interrompida por um tapa de Nestor,ela o encara com ódio e revida da mesma forma,ela parte pra cima dele,os dois caem sobre a cama,e continuam brigando,ele por cima a enforcando,ela por baixo arranhando o pescoço dele e puxando as orelhas do marido.
Cena 7- Residência dos Bittencourt de Andrade.Sala de Jantar.
Fernando e Mariane estão jantando,ele fala sobre o emocionante encontro que teve com Joaquina,quando uma tempestade começa a cair sobre a cidade.
Mariane- Nossa,do nada essa tempestade.Que horror.
Fernando- Que estranho.Bom,deixa eu voltar pro assunto.Foi tão pesado vê-la chorando daquela forma,destruída,acabada.A dor que eu casei aquela mulher… Se eu,ao menos,soubesse que meu filho e Antônia tinham morrido,eu teria dado todo o apoio e assistência necessários para ela.
Mariane- Bom,você já fez sua parte,não tem mais o que fazer,o que foi feito,está feito.Não tem como voltar atrás,agora é seguir em frente… E alguém da sua família já sabe disso?.
Cena 8- Apartamento de Cleo.
Cleo e Sebastião tomam taças de vinho e dançam,ao som de “The Other Woman-Lana del Rey”,Cleo está totalmente bêbada,e bebe o vinho sem nem imaginar que está tomando remédios para abortar o falso bebê que está, supostamente,esperando.
Cleo dança e sensualiza.Sebastião ri com a cena da mulher.
Cleo- Sou toda sua Sebastião,me pega!.
Sebastião a pega e a levanta,ele a gira,e os dois se beijam.Ela começa a adormecer,depois,ele a joga no sofá,pega as taças e lava,depois pega seus pertences e deixa a mulher sozinha.Cleo,começa a acordar aos poucos,até que acorda totalmente,se sentindo zonza,tonta,com vontade de vomitar,e com uma dor enorme na barriga.Ela não se aguenta e vomita no tapete da sala.
Cena 9- Residência Gaspar Cavalcante.Porão.
Com um instrumental tenso e misterioso ao fundo,Nestor arrasta sua mulher,e a larga desmaiada no local,depois ele pega um pano e amarra na boca dela,e ainda amarra as pernas e as mãos dela com cordas resistentes.
Nestor- Agora sim você vai pagar por tudo que nos fez.Bandida maldita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário