1 de set. de 2024

(Domingos Lacre) Juana Inés de la Cruz - Capítulo 01 (01|09|2024) ESTRÉIA

 Juana Inés de la Cruz - Capítulo 01



Intro:




MÉXICO, SÉCULO 17

(Cena 01/Sala de Jantar/Noite)

(A câmera mostra duas taças de vinho em cima de uma mesa. De repente, duas mãos pegam as taças de vinho)

HOMEM 1: É uma coincidência incrível. Eu irei assumir o poder... E você, o arcebispado do México, o que não é menor poder, embora mais espiritual do que terrestre, mesmo que na espanha, os domínios de Deus e de César foram entrelaçados...

HOMEM 2: Talvez um pouco confuso...

HOMEM 1: Essa é a palavra exata! Houve muitas confusões no passado, algo contraditório num país que se diz... O paladino do catolicismo.

HOMEM 2: Isso é. A Europa está cheia de descrença... Isso porque Deus, nos seus caminhos insondáveis, decidiu salvar a espanha. Nossa responsabilidade, minha e sua, senhor, é salvar esta nova Espanha, este povo inocente que o Céu nos enviou.

HOMEM 1: Governemos juntos, então... E em harmonia.

HOMEM 2: Esta é a vontade de Deus...

HOMEM 1: Tal como a de César...

(Os dois bebem o vinho)

Cena 02 (Convento/Pátio/Tarde)

(A câmera mostra a agitação do local com as freiras)

Cena 03 (Convento/Biblioteca/Tarde)

(A câmera mostra uma freira que vai causar muito nesta história sentada numa mesa sozinha, e entediada.)

Cena 04 (Convento/Salão/Tarde)

(Num salão onde todas as freiras se reúnem, uma mulher está falando algo importante)

MULHER 1: Enquanto dure a seca, a cobrança de rendas rurais não irá voltar ao normal. Além disso, se a venda de conservas e bordados caírem... Em resumo, irmãs, a Comunidade deve trabalhar mais.

(Outra mulher começa a falar)

MULHER 2: Mais tem um assunto irmãs... Um assunto agradável... Chegou uma carta do palácio! O Vice-rei escreve que o primeiro convento... Ele visitará e será nosso! 

(Uma senhora não entende bem e fala para a mulher repetir novamente)

MULHER 3: O quê?

MULHER 2: O Vice-rei! O novo Vice-rei!

MULHER 3: Ele é um Medinaceli e um Manrique de Lara, descendente do poeta.

MULHER 2: E ele ainda diz... "Desejamos ardentemente conhecer a Irmã Juana Inés de la Cruz, celebrada na Espanha como a Décima Musa." eles não só conhecerão Irmã Juana, ...vão conhecer sua nova peça!

MULHER 4: Qual jogo? Por que ela não está aqui?

MULHER 5: Está ensaiando o último ato.

MULHER 6: Ela deveria participar do Capítulo! 

MULHER 7: Ela é a contadora.

MULHER 8: Ela é o nosso orgulho!

(Para a algazarra terminar, outra mulher grita para que todas parem com essa algazarra)

MULHER 1: Irmãs! O que tem Irmã Juana que tanto nos pertuba... Que até nos esquecemos da nossa discrição monástica?

Cena 05 (Salão de Peças/Atrás do Palco/Início de Noite)

(Soror Juana "Sujiro Kimimikoma" escuta uma peça que está acontecendo no salão de peças, ela lê o livro que originou a peça que ela adaptou)

MULHER (voz): Ôh Leonor, me dê a sua mão... 

Cena 06 (Salão de Peças/Palco/Início de Noite)

(A peça está acontecendo no salão de peças 

MULHER 2: Célia, murmure coisas doces e veja se tem mão a mão..

MULHER: Deixei na cozinha. Um dedo será suficiente?

MULHER 2: Vai, porque é o dedo travesso, com o qual eu acho...

Cena 07 (Salão de Peças/Atrás do Palco/Início de Noite)

(Soror Juana casca o bico com a peça)

JUANA (susurrando): E aqui, nobre...

MULHER 2 (voz): E aqui, Senhores... E aqui, assembleia discreta... Termina a comédia. Desde já, peço perdão pelos erros.

(Soror Juana fica feliz com o desempenho de sua peça, logo uma irmã do convento vem e segura seu livro para que ela possa ir para o palco se curvar e agradecer pelo público)

Cena 08 (Salão de Peças/Palco/Início de Noite)

(Soror Juana aparece no palco, e se curva diante de todos, todos da platéia aplaudem graciosamente. Os mesmos homens que apareceram conversando no início da novela também aparecem na platéia)

HOMEM 1: Deliciosa! Já não há jogos como este em Madrid. Como é o poema dela que zomba dos homens?

MULHER: Homens tolo que acusam...

(O homem agradece a mulher por ter respondido a resposta dele)

HOMEM 1: Homens tolos que acusam Mulheres sem razão, sem ver você é a causa de... De...

(Soror Juana se aproxima pra completar a frase do poema que o homem esqueceu)

JUANA: Daquilo pelo qual você a culpa, se você provocar o desprezo deles, Você espera que eles façam o Bem, Se você os incita ao mal?

HOMEM 1: Você é muito talentosa... E linda!

MULHER: ansiava conhecer você. Deve haver poucas mulheres cultas no México.

JUANA: Ou em outro lugar, senhora. Também não na Espanha, segundo Cervantes e Frei Luis de León. Santa Teresa foi chamada de louca. Talvez ela estivesse, por ousar escrever e pensar. Uma mulher espanhola!

(A mulher fica com uma cara nada agradável para Juana)

HOMEM 1: Linda, apaixonada, irônica... Vamos adotá-la, María Luísa? 

(A mulher abre um sorriso discreto)

HOMEM 2: Isto não é um convento. É um bordel.

(O jovem sai e ele fica com uma cara nada agradável.)

Cena 09 (Convento/Sala Escura/Início de Noite)

(O homem vai até uma sala, e se encontra com duas mulheres que são freiras do local. Elas se curvam diante a ele.)

HOMEM 2: O fato... Que eu te permiti... Vir para o Arcebispado... Não permite que você quebre as regras. Seus véus! 

MULHER: Perdoe-nos, Excelência.

(As duas freiras vestem seus véus, e escondem seus rostos.)

HOMEM 2: A minha primeira decisão, como novo Arcebispo... Do México... É combater a frouxidão nos conventos. Ouvi dizer que haverá uma mudança de autoridades na sua. 

MULHER: Em 2 meses e 5 dias, Excelência.

HOMEM 2: Eu acredito que você está disposto a lutar contra a escandalosa dissipação no convento. Você é influente entre as freiras? 

MULHER: Muitos de nós pensamos que a Abadessa é demasiado fraca. Outros poderiam ser... Seduzidos... A votar em uma Abadessa mais rigorosa.

HOMEM 2: Como você, Irmã Ursula?

IRMÃ URSULA: Por que não? Mais ainda, se você pudesse prometer algumas vantagens ás minhas irmãs... 

HOMEM 2: A proteção do Arcebispado relativamente aos seus bens mundanos... Ou sua renda? 

IRMÃ URSULA: Por exemplo.

HOMEM 2: Você promete isso em meu nome.

IRMÃ URSULA: Obrigado, Excelência.

HOMEM 2: Mas com a máxima discrição. O sigilo é a chave para a ascendência da Igreja.

IRMÃ URSULA: Conte comigo, Excelência.

HOMEM 2: Preciso de uma lista de todas as freiras.

IRMÃ URSULA: Três listas. O piedoso. Os indiferentes, as ovelhas perdidas, Nenhum deve ser esquecido. Todos eles podem ser úteis para nós. 

HOMEM 2: Em qual lista você inclui Irmã Juana Inés de la Cruz? 

(Irmã Ursula entrega um pergaminho ao homem)

HOMEM 2: Para minha secretária.

(Elas se curvam diante a eles, e saem lentamente. O secretário do homem fecha a porta, e começa a benzer o local com água benta)

Cena 10 (Convento/Sala/Noite)

(Juana está escrevendo em um livro. De repente, uma irmã aparece na salinha)

IRMÃ (susurrando): Juana, venha... 

JUANA (susurrando): Espere! 

IRMÃ (susurrando) Siga-me alguns passos atrás. 

JUANA: Por que ser tão misterioso?

IRMÃ (susurrando): Me siga.

Cena 11 (Convento/Corredor/Noite)

(Mesmo com dúvidas, Juana segue a irmã)

Cena 12 (Convento/Sala/Noite)

(Algumas irmãs e madres convocaram uma pequena reunião para falar algo com Juana)

JUANA: Bem... O que é isso?

MADRE: Meu filho, você está ciente... Da animosidade de sua Excelência para com a nossa Casa.

JUANA: E em minha direção.

MADRE: Mas ele não ataca você. O vice-rei é um protetor muito poderoso.

IRMÃ 2: Protetores. A vice-rainha também!

MADRE: Meu mandato está terminando. As eleições se aproximam. Irmã Ursula lançou uma campanha de intrigas, de alianças...

IRMÃ 3 (susurrando): De promessas, de suborno...

MADRE: Só há uma maneira de derrotá-la. Que você aceita ser... Nossa nova Abadessa.

(Juana fica sem reação)

JUANA: Não faço penitência para chegar ao Céu. Também não sou muito piedoso. Mas eu estou aqui, fazendo o único trabalho que posso oferecer a Deus, sem vergonha: minha poesia.

MADRE: A alegria deste convento.

JUANA: Neste momento, estou escrevendo um longo poema, chamado de "Primeiro Sonho". É pura especulação sobre a aventura do conhecimento. Não me peça para desistir. Eu não podia... Nem eu saberia como. Não me pergunte isso. Não me pergunte.

(Ela sai da sala, e Irmã Ursula que estava observando escondida por uma janela, sai dali)

Cena 13 (Convento/Sala/Noite)

(Juana está numa sala conversando com María Luísa)

MARÍA LUÍSA: Podemos dispensar essas barras?

JUANA: Não, Senhora, Lamento. Eu não os vejo mais depois de 13 anos aqui... A Madre Abadessa mima-me tanto... Ela me permite estudar... E escrever. Eu só ensino canto para os alunos... E fazer a contabilidade.

MARÍA LUÍSA: Você não fica entediado?

JUANA: Não tenho tempo, senhora.
Já que posso ter livros. O silêncio calmo dos meus livros...

MARÍA LUÍSA: Você aprendeu a ler sozinho aos 3 anos, segundo me disseram.

JUANA: Eu era uma criança curiosa. Solitária... 

MARÍA LUÍSA: Eu também.

JUANA: Realmente?

MARÍA LUÍSA: Levamos vidas semelhantes, Irmã Juana.

JUANA: Duvido, Senhora!

MARÍA LUÍSA: Você usa um véu. Eu uso uma coroa. Você está trancada num convento. Você acha que eu posso escapar do Palácio? Você cumpre as regras. e eu, o protocolo. Ao 20 anos, você entrou no convento. E aos 20 eu estava casada. Eu me pergunto... Qual dos nossos mundos é o mais sufocante...

(Juana reflete)

JUANA: Posso responder com quatro falas minhas? Há... Nenhuma prisão para a alma, nem algemas que a impeçam. Os únicos laços que a restringem São aqueles que a própia alma cria.

(María Luísa se emociona com a reflexão de Juana)

MARÍA LUÍSA: Eu gostaria que nos tornássemos amigos. Sim?

(Juana balança a cabeça positivamente, e as duas sorriem. A cena vai escurecendo...)
Fim do capítulo.

©LacreTV 2024

·

Lacre, produtora das web-novelas feitas com amor apresentou o primeiro capítulo de Juana Inés de la Cruz a pedido do público Lacre te convida honrosamente a ver o próximo capítulo, no próximo domingo, nesta mesma hora, neste mesmo blog.

diretor de câmeras
LUCAS GUSTAVO

diretor de cena
LUCAS GUSTAVO

produtor
LUCAS GUSTAVO

agradecemos especialmente a 
TV LACRE e a LARICE

Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário