Juana Inés de la Cruz - Capítulo 01
(A câmera mostra duas taças de vinho em cima de uma mesa. De repente, duas mãos pegam as taças de vinho)
HOMEM 1: É uma coincidência incrível. Eu irei assumir o poder... E você, o arcebispado do México, o que não é menor poder, embora mais espiritual do que terrestre, mesmo que na espanha, os domínios de Deus e de César foram entrelaçados...
HOMEM 2: Talvez um pouco confuso...
HOMEM 1: Essa é a palavra exata! Houve muitas confusões no passado, algo contraditório num país que se diz... O paladino do catolicismo.
HOMEM 2: Isso é. A Europa está cheia de descrença... Isso porque Deus, nos seus caminhos insondáveis, decidiu salvar a espanha. Nossa responsabilidade, minha e sua, senhor, é salvar esta nova Espanha, este povo inocente que o Céu nos enviou.
HOMEM 1: Governemos juntos, então... E em harmonia.
HOMEM 2: Esta é a vontade de Deus...
HOMEM 1: Tal como a de César...
(Os dois bebem o vinho)
Cena 02 (Convento/Pátio/Tarde)
(A câmera mostra a agitação do local com as freiras)
Cena 03 (Convento/Biblioteca/Tarde)
(A câmera mostra uma freira que vai causar muito nesta história sentada numa mesa sozinha, e entediada.)
Cena 04 (Convento/Salão/Tarde)
(Num salão onde todas as freiras se reúnem, uma mulher está falando algo importante)
MULHER 1: Enquanto dure a seca, a cobrança de rendas rurais não irá voltar ao normal. Além disso, se a venda de conservas e bordados caírem... Em resumo, irmãs, a Comunidade deve trabalhar mais.
(Outra mulher começa a falar)
MULHER 2: Mais tem um assunto irmãs... Um assunto agradável... Chegou uma carta do palácio! O Vice-rei escreve que o primeiro convento... Ele visitará e será nosso!
(Uma senhora não entende bem e fala para a mulher repetir novamente)
MULHER 3: O quê?
MULHER 2: O Vice-rei! O novo Vice-rei!
MULHER 3: Ele é um Medinaceli e um Manrique de Lara, descendente do poeta.
MULHER 2: E ele ainda diz... "Desejamos ardentemente conhecer a Irmã Juana Inés de la Cruz, celebrada na Espanha como a Décima Musa." eles não só conhecerão Irmã Juana, ...vão conhecer sua nova peça!
MULHER 4: Qual jogo? Por que ela não está aqui?
MULHER 5: Está ensaiando o último ato.
MULHER 6: Ela deveria participar do Capítulo!
MULHER 7: Ela é a contadora.
MULHER 8: Ela é o nosso orgulho!
(Para a algazarra terminar, outra mulher grita para que todas parem com essa algazarra)
MULHER 1: Irmãs! O que tem Irmã Juana que tanto nos pertuba... Que até nos esquecemos da nossa discrição monástica?
Cena 05 (Salão de Peças/Atrás do Palco/Início de Noite)
(Soror Juana "Sujiro Kimimikoma" escuta uma peça que está acontecendo no salão de peças, ela lê o livro que originou a peça que ela adaptou)
MULHER (voz): Ôh Leonor, me dê a sua mão...
Cena 06 (Salão de Peças/Palco/Início de Noite)
(A peça está acontecendo no salão de peças
MULHER 2: Célia, murmure coisas doces e veja se tem mão a mão..
MULHER: Deixei na cozinha. Um dedo será suficiente?
MULHER 2: Vai, porque é o dedo travesso, com o qual eu acho...
Cena 07 (Salão de Peças/Atrás do Palco/Início de Noite)
(Soror Juana casca o bico com a peça)
JUANA (susurrando): E aqui, nobre...
MULHER 2 (voz): E aqui, Senhores... E aqui, assembleia discreta... Termina a comédia. Desde já, peço perdão pelos erros.
(Soror Juana fica feliz com o desempenho de sua peça, logo uma irmã do convento vem e segura seu livro para que ela possa ir para o palco se curvar e agradecer pelo público)
Cena 08 (Salão de Peças/Palco/Início de Noite)
(Soror Juana aparece no palco, e se curva diante de todos, todos da platéia aplaudem graciosamente. Os mesmos homens que apareceram conversando no início da novela também aparecem na platéia)
HOMEM 1: Deliciosa! Já não há jogos como este em Madrid. Como é o poema dela que zomba dos homens?
MULHER: Homens tolo que acusam...
(O homem agradece a mulher por ter respondido a resposta dele)
HOMEM 1: Homens tolos que acusam Mulheres sem razão, sem ver você é a causa de... De...
(Soror Juana se aproxima pra completar a frase do poema que o homem esqueceu)
JUANA: Daquilo pelo qual você a culpa, se você provocar o desprezo deles, Você espera que eles façam o Bem, Se você os incita ao mal?
HOMEM 1: Você é muito talentosa... E linda!
MULHER: ansiava conhecer você. Deve haver poucas mulheres cultas no México.
JUANA: Ou em outro lugar, senhora. Também não na Espanha, segundo Cervantes e Frei Luis de León. Santa Teresa foi chamada de louca. Talvez ela estivesse, por ousar escrever e pensar. Uma mulher espanhola!
(A mulher fica com uma cara nada agradável para Juana)
HOMEM 1: Linda, apaixonada, irônica... Vamos adotá-la, María Luísa?
(A mulher abre um sorriso discreto)
HOMEM 2: Isto não é um convento. É um bordel.
(O jovem sai e ele fica com uma cara nada agradável.)
Cena 09 (Convento/Sala Escura/Início de Noite)
(O homem vai até uma sala, e se encontra com duas mulheres que são freiras do local. Elas se curvam diante a ele.)
HOMEM 2: O fato... Que eu te permiti... Vir para o Arcebispado... Não permite que você quebre as regras. Seus véus!
MULHER: Perdoe-nos, Excelência.
(As duas freiras vestem seus véus, e escondem seus rostos.)
HOMEM 2: A minha primeira decisão, como novo Arcebispo... Do México... É combater a frouxidão nos conventos. Ouvi dizer que haverá uma mudança de autoridades na sua.
MULHER: Em 2 meses e 5 dias, Excelência.
HOMEM 2: Eu acredito que você está disposto a lutar contra a escandalosa dissipação no convento. Você é influente entre as freiras?
MULHER: Muitos de nós pensamos que a Abadessa é demasiado fraca. Outros poderiam ser... Seduzidos... A votar em uma Abadessa mais rigorosa.
HOMEM 2: Como você, Irmã Ursula?
IRMÃ URSULA: Por que não? Mais ainda, se você pudesse prometer algumas vantagens ás minhas irmãs...
HOMEM 2: A proteção do Arcebispado relativamente aos seus bens mundanos... Ou sua renda?
IRMÃ URSULA: Por exemplo.
HOMEM 2: Você promete isso em meu nome.
IRMÃ URSULA: Obrigado, Excelência.
HOMEM 2: Mas com a máxima discrição. O sigilo é a chave para a ascendência da Igreja.
IRMÃ URSULA: Conte comigo, Excelência.
HOMEM 2: Preciso de uma lista de todas as freiras.
IRMÃ URSULA: Três listas. O piedoso. Os indiferentes, as ovelhas perdidas, Nenhum deve ser esquecido. Todos eles podem ser úteis para nós.
HOMEM 2: Em qual lista você inclui Irmã Juana Inés de la Cruz?
(Irmã Ursula entrega um pergaminho ao homem)
HOMEM 2: Para minha secretária.
(Elas se curvam diante a eles, e saem lentamente. O secretário do homem fecha a porta, e começa a benzer o local com água benta)
Cena 10 (Convento/Sala/Noite)
(Juana está escrevendo em um livro. De repente, uma irmã aparece na salinha)
IRMÃ (susurrando): Juana, venha...
JUANA (susurrando): Espere!
IRMÃ (susurrando) Siga-me alguns passos atrás.
JUANA: Por que ser tão misterioso?
IRMÃ (susurrando): Me siga.
Cena 11 (Convento/Corredor/Noite)
(Mesmo com dúvidas, Juana segue a irmã)
Cena 12 (Convento/Sala/Noite)
(Algumas irmãs e madres convocaram uma pequena reunião para falar algo com Juana)
JUANA: Bem... O que é isso?
MADRE: Meu filho, você está ciente... Da animosidade de sua Excelência para com a nossa Casa.
JUANA: E em minha direção.
MADRE: Mas ele não ataca você. O vice-rei é um protetor muito poderoso.
IRMÃ 2: Protetores. A vice-rainha também!
MADRE: Meu mandato está terminando. As eleições se aproximam. Irmã Ursula lançou uma campanha de intrigas, de alianças...
IRMÃ 3 (susurrando): De promessas, de suborno...
MADRE: Só há uma maneira de derrotá-la. Que você aceita ser... Nossa nova Abadessa.
(Juana fica sem reação)
JUANA: Não faço penitência para chegar ao Céu. Também não sou muito piedoso. Mas eu estou aqui, fazendo o único trabalho que posso oferecer a Deus, sem vergonha: minha poesia.
MADRE: A alegria deste convento.
JUANA: Neste momento, estou escrevendo um longo poema, chamado de "Primeiro Sonho". É pura especulação sobre a aventura do conhecimento. Não me peça para desistir. Eu não podia... Nem eu saberia como. Não me pergunte isso. Não me pergunte.
(Ela sai da sala, e Irmã Ursula que estava observando escondida por uma janela, sai dali)
Cena 13 (Convento/Sala/Noite)
(Juana está numa sala conversando com María Luísa)
MARÍA LUÍSA: Podemos dispensar essas barras?
JUANA: Não, Senhora, Lamento. Eu não os vejo mais depois de 13 anos aqui... A Madre Abadessa mima-me tanto... Ela me permite estudar... E escrever. Eu só ensino canto para os alunos... E fazer a contabilidade.
MARÍA LUÍSA: Você não fica entediado?
JUANA: Não tenho tempo, senhora.
Já que posso ter livros. O silêncio calmo dos meus livros...
MARÍA LUÍSA: Você aprendeu a ler sozinho aos 3 anos, segundo me disseram.
JUANA: Eu era uma criança curiosa. Solitária...
MARÍA LUÍSA: Eu também.
JUANA: Realmente?
MARÍA LUÍSA: Levamos vidas semelhantes, Irmã Juana.
JUANA: Duvido, Senhora!
MARÍA LUÍSA: Você usa um véu. Eu uso uma coroa. Você está trancada num convento. Você acha que eu posso escapar do Palácio? Você cumpre as regras. e eu, o protocolo. Ao 20 anos, você entrou no convento. E aos 20 eu estava casada. Eu me pergunto... Qual dos nossos mundos é o mais sufocante...
(Juana reflete)
JUANA: Posso responder com quatro falas minhas? Há... Nenhuma prisão para a alma, nem algemas que a impeçam. Os únicos laços que a restringem São aqueles que a própia alma cria.
(María Luísa se emociona com a reflexão de Juana)
MARÍA LUÍSA: Eu gostaria que nos tornássemos amigos. Sim?
(Juana balança a cabeça positivamente, e as duas sorriem. A cena vai escurecendo...)
Fim do capítulo.
©LacreTV 2024
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Lacre, produtora das web-novelas feitas com amor apresentou o primeiro capítulo de Juana Inés de la Cruz a pedido do público Lacre te convida honrosamente a ver o próximo capítulo, no próximo domingo, nesta mesma hora, neste mesmo blog.
diretor de câmeras
LUCAS GUSTAVO
diretor de cena
LUCAS GUSTAVO
produtor
LUCAS GUSTAVO
agradecemos especialmente a
TV LACRE e a LARICE
Boa noite a todos.
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