19 de fev. de 2024

Vem Chegando O Verão - Capítulo 01 (25/12/2023)

 Vem Chegando O Verão - Capítulo 1


Escrita por Fafá

Faixa das 19h



☀️Dezembro de 1999. Fictícia cidade de Praião☀️


Cena 1 (Casa de Rose / Cozinha / Fim da manhã)


☀️Dona Rose está cozinhando. Ela desliga o fogão e leva as panelas até a mesa☀️


ROSE (Gritando): O ALMOÇO TA PRONTO!


☀️Ela se sentou na mesa. Dos quartos saem seu marido, Alberto, e seus filhos Francisco, Marcos, Renata e Leandro. Todos se sentam na mesa e começam a se servir☀️


ALBERTO: Tenho uma ótima notícia! Fui contratado para atirar uns fogos do meu barquinho hoje à noite na praia, durante uma virada.


ROSE: Ora Alberto, não vai passar a virada conosco? Somos uma família, poxa.


ALBERTO: Mas é um bom dinheiro. Um dinheiro que precisa bastante. E além do mais, vocês também ficarão lá na praia, só que eu no mar e vocês na areia.


☀️Fica um silêncio por um momento☀️


ROSE: Eu não entendo isso… Você trabalha o dia inteiro e sempre está faltando dinheiro. Praticamente só entra dinheiro de Francisco e Marcos nesta casa, porque você sempre traz uma merreca que nem comida dá pra comprar direito.


ALBERTO (Raiva): Isso é uma desconfiança para cima de mim? Eu trabalho pescando peixe, por isso não entra quase nada.


ROSE: Mas o que mais vende nessa cidade é peixe, e você é um dos que mais fornece. Então, por isso não entendo o dinheiro tão baixo.


ALBERTO: Canseiessas insinuações. Vou preparar meu barco para hoje à noite.


☀️Alberto se levanta com raiva e sai da casa☀️


FRANCISCO: Poxa mãe, por que ter essa conversa logo hoje, em plena véspera de ano novo, e no almoço ainda.


ROSE: Não dava mais pra engolir isso, a cada dia fico mais desconfiado.


MARCOS: Por que o papai faria isso? Ele nunca foi ruim para nós.


ROSA: Hahahaha! Vocês não conhecem o pai de vocês.


FRANCISCO: E por que diz isso? 


ROSE: Comam logo, se não a comida esfria.


Cena 2 (Casa de Janete / Quarto de Ivan)


☀️Ivan está dormindo seminu em sua cama. Seu quarto está bagunçado, com roupas espalhadas por todos os lados. Sua mãe entra no quarto☀️


JANETE: Ivan! Acorde meu filho. Já é hora do almoço.


☀️Ele abre os olhos e se vira☀️


IVAN: O que que… Aí que dor de cabeça meu Deus.


JANETE: Bebeu de novo. 


☀️Ele se levanta e vai usar algumas roupas que estavam jogando☀️


JANETE: Saiu, chegou de madrugada e bebeu de novo.


IVAN: Ah mãe. Não começa. Nessa hora da manhã.  


☀️Ele vai para a sala. Ele se senta à mesa e começa a se servir☀️


JANETE: Ora Ivan. Eu não sei o que será de você. Sai pra festas, bebe até não dar mais, chega em casa tarde da madrugada e acorda meio dia. Porque você não arruma um trabalho? Começa a estudar, para garantir um futuro bom para você. Por falar em dinheiro, volta e meia você me entrega uma quantia que eu nem sei de onde vem. Nunca se empregue e traga dinheiro para dentro de casa. Quero saber o que você anda aprontando. Se seu pai estava aqui…


IVAN: CHEGA! Poxa vida, sempre me incomodando com as mesmas coisas. Não me interessa onde eu trouxe o dinheiro. O que interessa é que ele está com você e vai ser usado por nós. Não reclame.


☀️Ele se levanta e vai em direção à porta☀️


JANETE: Pra onde você vai? 


IVAN: Vou ficar por aí.


☀️Ele sai☀️


JANETE: Esse menino não tem jeito. Oh meu Deus! Proteja-o por favor!


Cena 3 (Mansão Montes / Piscina / Tarde)


☀️Marcelo está na piscina. Seu pai, Manoel, está passando por ali☀️


MARCELO: Vai sair de terno nesse calor papai? Coragem.


MANOEL: O dono do jornal tem que estar sempre vestido. Até mais.


☀️Manoel se retira. Juliana, irmã de Marcelo, vai até a piscina com trajes de banho☀️


MARCELO: Você vai entrar? Que milagre!


JULIANA: Seu bobo! A Luci e a Renata virão aqui, eu as convidei.


MARCELO: E você vai me apresentar alguma? Ou como duas?


JULIANA: Agora fique quieto.


☀️A campainha toca☀️


JULIANA: Olha, são elas. Já volto.


☀️Juliana se retira. Depois de um breve momento ela retorna com as outras duas garotas☀️


JULIANA: Meninas, esse é meu irmão, Marcelo.


MARCELO: Prazer meninas!


LUCI: Prazer!


RENATA: O prazer é todo o meu, Marcelo, meu nome é Renata.


☀️Ela fica olhando ele☀️




Cena 4 (Jornal/Interior/Tarde)


☀️Manoel entra no local. Marília, sua assistente está dormindo sobre os papéis. Ele bate na mesa e ela dá um pulo☀️


MARÍLIA: Bo… Boa tarde seu Manoel!


MANOEL: Boa tarde sua fofoqueira. Eai? Conseguiu matéria para amanhã? 


MARÍLIA: Não senhor. Mas hoje é véspera de ano novo. À noite vai dar pra tirar algumas fofoquinhas na beira da praia.


MANOEL: Acho bom tirar mesmo, não quero trabalhar sozinho nesse próximo ano.


☀️Marília engole em seco☀️


Cena 5 (Mansão Montes / Piscina / Fim de Tarde)


☀️Juliana, Renata, Luci e Marcelo estão conversando e rindo☀️


LUCI: Ju, você que tá com um relógio, que horas são?


JULIANA: São cinco e quinze já, meu Deus, o tempo está passando tão rápido com vocês.


LUCI: Já? Eu já volto!


☀️Ela se levanta e sai. Ela vai até o portão da mansão. Ivan está do lado de fora☀️


IVAN: Nossa, você demorou um pouco.


☀️Os dois se beijam☀️


LUCI: Eaí? Você vai fazer o que eu disse?


IVAN: Eu não estava muito afim, mas você insiste tanto nisso.


LUCI: Lógico.Ele prometeu nos dar um bom dinheiro. Ele está te esperando no lugar de sempre. Vai lá.


IVAN: Tá bom. Nos vemos à noite.


☀️Eles se beijam de novo e Ivan sai andando. Luci desmancha o sorriso e faz uma cara de nervosa☀️


Cena 6 (Docas da Praia / Ínicio da noite)


☀️Ivan está caminhando pelas docas. Alberto está em seu barco olhando para os lados. Os dois se veem e ficam se encarando.Ivan se aproxima e entra no barco de Alberto☀️


Cena 7 (Casa de Rose)


☀️Rose e seus filhos estão na sala☀️


ROSE: É, pelo visto o pai de vocês não vai vir nem para se aprontar pra virada.


FRANCISCO: É, eu sabia que aquela conversa na hora do almoço não ia ser nada boa.


LEANDRO: Será mesmo que ele não apareceu por conta da discussão?


FRANCISCO: E por que não seria?


LEANDRO: Porque já existem milhares de discussões, outras até piores, e ele nunca sumiu desse jeito.


ROSE: Você tem razão meu filho. Nunca foi assim.Tem caroço nesse angu.


RENATA: Bom, já que o papai não vem, nós vamos.


☀️Eles se levantam, apagam as luzes e saem da casa☀️


Cena 8 (Beira do mar/Noite)


☀️Toda a cidade está reunida na praia. Há uma churrasqueira improvisada de tijolos no meio da areia. Jerônimo está assando o porco.Também há algumas mesas cheias de comidas e pratos☀️


MARÍLIA: Eaí seu Jerônimo!Como você está indo assando essa carne?


JERÔNIMO: Por que a pergunta?Vai colocar aquele corpo de fofoca amanhã?


MARÍLIA: Credo seu grosso.Mas se eu puder tirar uma foto…


☀️Ela pega a câmera.Em outro canto, Luci conversa com Ju, mas não para de olhar para os lados nervosos☀️


JU: O que foi amiga?Você parece aflita.


LUCI: Nada não amiga. Voltamos ao nosso assunto… Acho estranho, eu não ia seu irmão há tanto tempo.Desde a época da escola na verdade.


JU: É que ele faz faculdade em São Paulo. Então ele mora lá.Normalmente nós que vamos visitá-lo, mas dessa vez ele quis vir para cá.


LUCI: Ah, sim.Agora entendi.


☀️Agora está marcado Rose e Janete conversando☀️


JANETE: O Ivan só anda me preocupando mais a cada dia.Não sei o que eu faço com o meu filho.


ROSE: Já o meu problema é o marido.Enfim Janete, cada pobre com um problema diferente sempre.


JANETE: Que vida a nossa ein.


☀️Manoel sobe numa espécie de palco☀️


MANOEL: Boa noite pessoal! Está quase na hora da contagem regressiva! Se preparem todos para o início de um novo ano! De uma nova década! De um novo século!E de um novo milêniooooo!


☀️Todos começam a gritar.Vira uma bagunça☀️


MANOEL: Ei ei ei!Contagem regressiva em…


☀️Se faz um breve silêncio☀️


MANOEL: 10!


TODO MUNDO JUNTO: 9! 8! 7! 6! 5! 4! 3! 2! 1!E… FELIZ ANO NOVOOOO!


☀️Todos começam a desejar feliz ano novo, se abraçar, alguns se atiram no mar, outros se servem, etc… Os fogos começam☀️


LEANDRO: Onde o papai está mamãe?


☀️Rose aponta para um barco no mar☀️


LEANDRO: Ah sim agora eu vejo.Que estranho, parece que ele não está soltando nada.


ROSA: Verdade meu filho.Que estranho.


☀️Eles ficam observando, até que… o barco explode☀️


☀️O barulho estrondoso e a luz das chamas atraem a atenção de todos. Rose e Leandro entram em desespero☀️







Nenhum comentário:

Postar um comentário