8 de abr. de 2024

Gato & Sapato - Capítulo 01 (08/04/2024)

 

GATO & SAPATO - CAPÍTULO 01 (ESTREIA)


SÃO PAULO, DIAS ATUAIS.


Ao som de um instrumental tenso, sobrevoamos a cidade que está debaixo de uma grande tempestade. Logo depois, é mostrada a fachada da Bella Glamour, a empresa de cosméticos da família Trajano.


CENA 01: (BELLA GLAMOUR/INT./NOITE)


A cena mostra Olavo (Tato Gabus Mendes) falando ao telefone. Ele está de pé e andando de um lado para o outro. 


OLAVO: Eu sei… eu sei, mantenha a calma! Eu vou fazer tudo o que você tá me pedindo, é só esperar alguns dias. (Pausa) Tudo bem, até mais.


Segundos depois, a energia do local acaba e Olavo se assusta.


OLAVO: Droga! Não é possível uma coisa dessas.


Nesse instante, a porta se abre e Olavo se desespera. A câmera foca num revólver apontando para ele, sem mostrar quem está com a arma.


OLAVO (com as mãos para cima): Não, por favor! Não faça isso! Tenha piedade!


Sem pensar duas vezes, a pessoa atira três vezes contra Olavo, que cai no chão. O assassino se retira do local e a câmera mostra do alto, Olavo já morto e uma poça de sangue escorrendo atrás de sua cabeça. A cena escurece.


12 HORAS ANTES.


CENA 02: (RUA/MANHÃ)


Ao som de “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo - Duda Beat”, a cena mostra um carro vermelho conversível se locomovendo pelas movimentadas ruas de São Paulo. Logo depois, a câmera se aproxima de Alyra (Mariana Ximenes), que dirige toda feliz. Em outro take, o carro para em frente a Bella Glamour, empresa de seu pai. Logo depois, desce Alyra com um salto alto do veículo e em seguida, a câmera sobe lentamente e mostra seu rosto. Confiante, ela joga seus cabelos ao vento e logo depois, com um pequeno espelho nas mãos, a empresária retoca seu batom e dá um passo à frente, até que se assusta e dá um grito.


ALYRA (gritando): VERINHAAAAAA!


CENA 03: (BELLA GLAMOUR/INT./DIA)


Depois de algumas horas, Verinha (Carol Garcia) chega na sala de Alyra com um par de sapatos novos para a chefe.


ALYRA: Que demora, hein, sua incompetente? 


VERINHA: Desculpa, dona Alyra, o centro tava lotado. É uma multidão, um anda pra lá, um anda pra cá… Mas tá aqui ó, o sapatinho que a senhora pediu, viu?


ALYRA (interrompendo): Pera aí, você comprou esses sapatos no centro? Em comércio de quinta? Pois eu não vou calçar isso nem que me pague.


VERINHA: Mas dona Alyra, é só pra quebrar um galho, chuchuzinho. 


Alyra abre a caixa de sapatos e faz cara de nojo.


ALYRA: Que horror, Verinha! Olha esse sapato, isso deve ser da década passada! Não, eu não vou calçar essa breguice.


Nesse instante, Verinha perde a paciência com a chefe.


VERINHA: Pois então vai lá e compre a senhora mesmo, sua arrogante! Quer saber? Bem feito! Bem feito por você ter pisado naquele cocô de cachorro, faz jus ao que a senhora é, uma bosta!


ALYRA (indignada): O que? Você tá me afrontando, sua lambisgoia? Pois você vai ser demitida hoje mesmo!


VERINHA: Ah, jura? Eu nunca fui com tua cara. A senhora gosta de humilhar todo mundo, pisar em todos, mas pra mim acabou. Eu mesma me demito! Não nasci pra ser sua empregada, sua asquerosa! Sabia que eu posso te processar por danos morais?


ALYRA: Vai lá então! Processa querida, vai. Quero ver. 


VERINHA: Eu me demito!


ALYRA: Não, eu te demiti primeiro, meu bem.


VERINHA: Não, eu mesma vou me demitir.


ALYRA: Então vai! Vai! Incompetente!


Nesse instante, Verinha se retira e Rafael (Emílio Dantas), o namorado de Alyra, chega até a sala dela.


RAFAEL: Ué, o que aconteceu aqui? (pausa) Por que você tá sem sapato, amor?


ALYRA: Uma longa história… demiti a Verinha, aquela inútil. 


RAFAEL: O que? Você demitiu a Verinha? Poxa, amor, ela é uma ótima profissional.


ALYRA: Ótima profissional? (Ela ri) essa mulherzinha de quinta é uma mal educada, não serve nem para comprar um sapato, mas enfim... Por que veio aqui?


RAFAEL: Eu vim aqui te fazer um pedido e eu quero que você aceite.


ALYRA: Até já sei o que é, quer que eu vá até o leilão beneficente amanhã, né? Já disse que não vou naquela cafonice, ainda mais na zona leste.


RAFAEL (rindo): Não, não é isso. 


Ele tira uma embalagem de anel de seu bolso, Alyra se alegra. Rafael se ajoelha.


RAFAEL: Alyra Trajano, você aceita ser minha mulher? Quer se casar comigo?


ALYRA (surpresa):Tá falando sério? (Pausa) É claro, meu amor! Aceito mil vezes! Sim! Sim!


Rafael pega Alyra no colo e eles se beijam.


Ao som de “A Second to Midnight - Kylie Minogue, Years & Years” horas se passam e são mostradas imagens de São Paulo.


CENA 04: (AP. DE RAFAEL/INT./FIM DE TARDE)


A cena mostra Verinha e Rafael deitados na cama e cobertos por um lençol branco. Verinha está deitada sobre o peito de Rafael enquanto ele acaricia seus cabelos.


VERINHA: Imagina se Alyra descobre que somos amantes…


RAFAEL: Alyra é uma burra, só pensa nela, acha que tudo gira em torno dela. Ela nunca iria desconfiar da  gente.


VERINHA: Sabe que eu gostei de ter saído da Bella? Não aguentava mais aquela chata no meu pé, me humilhando a cada cinco minutos. Mulherzinha insuportável, viu. Não sei como você aguenta aquele trambolho.


RAFAEL: Mas você foi bem burra, não deveria ter saído da Bella assim. Agora você não vai mais tá perto da Alyra pra coletar informações importantes.


VERINHA: Agora é com você, meu benzinho.


RAFAEL: Mas e o nosso plano? Tá de pé ainda?


VERINHA: Claro, baby. Mas não depende só de mim, né? Você também tem que colaborar, chuchuzinho.


RAFAEL: Vamos deixar a Alyra sem tudo. (ele ri)


VERINHA: É melhor eu ir embora, olha só, tá vindo tempestade aí e eu não quero chegar em casa molhada.


RAFAEL: Pois eu amo quando você fica molhada. Vem cá, vem.


Eles se beijam.


CENA 05: (BELLA GLAMOUR/INT./FIM DE TARDE)


Olavo está em sua sala. Alyra chega.


ALYRA: Pai? Tá aí ainda?


OLAVO: Filha… tava ajeitando uns relatórios aqui. Achei que você já tava em casa.


Olavo se levanta.


ALYRA: Já estou indo, vim ver como o senhor está. 


OLAVO: Estou bem filha, e você?


ALYRA: Ah, hoje o dia foi péssimo! Pra começar, pisei num cocô de cachorro na rua, acredita? Depois a incompetente da Verinha foi até o centro, sim, até o centro comprar um sapato novo pra mim que parece ser da década de trinta, um horror, papai. Por fim demiti aquela lambisgoia, acredita que ela teve a pachorra de me humilhar? Ah meu bem, com Alyra Trajano não se mete não.


Enquanto Alyra fala, Olavo olha para o porta-retratos que está em sua mesa. Na foto está ele, a esposa que faleceu e Alyra ainda bebê. 


ALYRA: Pai? Tá ouvindo o que eu tô dizendo?


OLAVO: Que saudades da sua mãe…


ALYRA: Tenho vagas lembranças dela, mas que fim horrível que ela teve, né? Não merecia isso.


OLAVO: Adelaide foi a melhor pessoa que eu conheci. Uma dama. Linda, linda, linda. Pena que se foi tão jovem.


ALYRA: Bom, eu já vou, não quero começar a chorar aqui, vai borrar a maquiagem. Não demora, hein, paizinho? Tá vindo tempestade aí.


OLAVO: Em duas horas estou em casa, meu amor.


Alyra dá um abraço bem apertado em Olavo.


Escurece em São Paulo ao som de “La Plata - Jota Quest” e horas vão se passando. Logo depois, a câmera sobrevoa sobre a cidade, que está debaixo de uma grande tempestade. Um instrumental de tensão começa a tocar.


CENA 06: (MANSÃO TRAJANO/INT./NOITE)


ALYRA (aflita): Cadê paizinho que não chega? Já tô ficando preocupada, lá se vão quatro horas de atraso.


Alyra liga para o pai, mas o celular dele está ocupado.


ALYRA: Estranho…


Alyra chama Noêmia (Titina Medeiros), que rapidamente chega até o quarto da patroa.


NOÊMIA: O que foi, dona Alyra? Tava dormindo e a  senhora me acordou. Aconteceu alguma coisa?


ALYRA: Meu pai, Noêmia. Meu pai não chegou até agora e eu tô preocupada


NOÊMIA: Já tentou ligar pra ele, patroinha?


ALYRA: Ligo mas só cai na caixa postal. (Pausa) Vamos até lá, vamos até a Bella, às vezes ele não conseguiu sair de lá por conta da chuva.


NOÊMIA: Oxi, assim? Nesse temporal? Vou nada, minha cama quentinha tá me esperando, patroinha.


ALYRA: Eu não tô pedindo pra você ir, Noêmia, EU TÔ MANDANDO!


CENA 07: (BELLA GLAMOUR/INT./NOITE)


Alyra abre a porta da Bella Glamour e entra junto com Noêmia.


NOÊMIA: Oxi, cadê a energia desse treco? Tenho pavor de escuro! Imagina se aparece um fantasma aqui agora? Desculpe patroinha, mas eu viro o flash versão empregada na hora.


ALYRA: Não exagera, Noêmia. Provavelmente a energia acabou por conta da chuva. (Ela acende a lanterna de seu celular) Vem, vamos.


Alyra e Noêmia sobem a escada em direção a sala de Olavo ao som de um instrumental de suspense.


CENA 08: (BELLA GLAMOUR/INT./NOITE)


ALYRA: Pai? O senhor tá aí? Paizinho?


A cena mostra Olavo caído no chão, já sem vida. Logo depois, a porta se abre. Assim que abre a porta, Alyra se assusta absurdamente.


ALYRA: Não pode ser…


Noêmia está um pouco atrás e não está vendo o que tá acontecendo, até que se aproxima e se choca.


NOÊMIA: O que foi patroinha? Não tem nada aqui… JESUS MARIA JOSÉ.


Noêmia desmaia. Focamos no rosto de Alyra, que está em choque.


CONGELAMENTO EM ALYRA.


A novela encerra seu 1° capítulo ao som de “Bixinho (Remix) - Duda Beat, Lux & Tróia” (tema de abertura).


Nenhum comentário:

Postar um comentário