13 de abr. de 2024

Gato & Sapato - Capítulo 06 (13/04/2024)


GATO & SAPATO - CAPÍTULO 06


🐈 NO CAPÍTULO ANTERIOR…👠


A cena mostra o carro da mansão parando em frente a uma casa bem humilde. É a casa de Janete (Luci Pereira), tia de Alyra. Segundos depois, Alyra desce do veículo e se depara com Janete, Tina (Micheli Machado) e Amélia Maria (Heslaine Vieira) lhe esperando na entrada. 


JANETE (se aproxima, feliz): Alyra! Quanto tempo, minha sobrinha querida! 


ALYRA: Tia Janete…


🐈 FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE 👠


CENA 01: (CASA DE JANETE/EXT./TARDE)


JANETE: Minha querida! Quanto tempo que não te vejo… como você cresceu… última vez que te vi você era uma adolescente.


ALYRA: As coisas mudam, né? 


JANETE: Essa é Tina, minha filha mais velha, acho que vocês não se conhecem.


TINA (sorrindo): Oi, Alyra, tudo bem? 


Tina se aproxima e dá um abraço em Alyra.


AMÉLIA MARIA (se aproxima): E eu sou Amélia Maria, sou a filha mais nova, prazer.


ALYRA (sorrindo): Vocês são muito gentis, gostei de vocês.


AMÉLIA: Seremos melhores amigas, querida! Pode anotar.


JANETE: Vem, Alyra, vamos entrar.


CENA 02: (CASA DE JANETE/INT./TARDE)


A cena mostra Alyra, Janete, Tina e Amélia Maria entrando dentro da casa. Focamos em Alyra, que olha para todos os cantos da casa, desconfortável com a simplicidade.


JANETE: Seja bem vinda, Alyra, espero que goste de morar aqui. Não temos os luxo que você tá acostumada, mas é tudo feito com amor e carinho, viu? Amélia, pega aqueles salgados que eu fiz, Alyra tem que experimentar.


AMÉLIA: Claro, já volto.


Amélia se afasta para buscar os salgados e Alyra olha ao redor da sala, ainda um pouco desajeitada com a simplicidade da casa. Janete percebe a situação.


JANETE: Alyra, sei que pode ser um choque se acostumar com um lugar tão diferente do que você tá acostumada, mas espero que com o tempo você se sinta em casa aqui com a gente. Você é parte da família, querida, eu sou sua tia, não sou uma estranha não.


ALYRA (sorrindo): Obrigada, tia Janete. Fico feliz com o acolhimento, mas é difícil, sabe? Eu perdi tudo, perdi meu pai, minha casa, meu dinheiro, meu carro, meu noivo…


Nesse momento, Amélia retorna com a bandeja de salgados, interrompendo o diálogo momentaneamente.


AMÉLIA: Aqui estão os salgados. Espero que goste, Alyra.


Todos se servem dos salgados enquanto continuam a conversar.


TINA: Que crueldade que fizeram com seu pai, hein? O mundo de hoje está perdido mesmo.


ALYRA: Meu paizinho era tudo na minha vida, ele era meu tudo, a minha força de viver (se emociona), não gosto nem de tocar no assunto…


JANETE: Seu pai era um homem muito bom, Alyra. Não tive muita convivência com ele, mas eu amava meu irmão. 


ALYRA: E por que meu pai era rico, e você não?


JANETE: Ah, eu sou irmã do Olavo apenas por parte de mãe. Minha mãe era muito pobre, e traía meu pai com o pai do Olavo, que era rico. 


ALYRA: Meu pai foi um ingrato comigo. Eu que sempre tive do lado dele esse tempo todo, sempre apoiei ele em tudo, e ele foi e deixou tudo pra outra família dele, Rúbia, a minha meia irmã, e a Violeta, esposa dele. Você sabia dessa história, tia?


JANETE: Sabia… seu pai realmente amava a Violeta. Mas amava sua mãe também, até demais.


ALYRA: Pelo visto eu fui a última a saber. (Pausa) Eu vou conseguir tudo de volta, tia. Minha casa, meu dinheiro, meu carro, tudo! E não vai ser Rúbia, Violeta, Verinha e Rafael que vão me impedir não, pode anotar.


Focamos em Alyra, que expressa determinação.


Horas se passam ao som de “Shapeshifter - Alessia Cara” e são mostradas imagens de São Paulo.


CENA 03: (CASA DE JANETE/INT./NOITE)


Janete, Alyra, Tina e Amélia Maria estão jantando.


JANETE: E aí, Alyra, tá animada pra vender salgados? Amanhã você começa na lanchonete.


AMÉLIA MARIA: Que pergunta, hein, mãe? Claro que ela não tá animada, Alyra não sabe nem o que é lanchonete de bairro.


ALYRA: Realmente, eu nunca cozinhei… mas eu aprendo, acho que é só questão de tempo. 


JANETE: Ótimo! 


Horas depois…

Amélia está mostrando os cômodos da casa para Alyra.


AMÉLIA: Aqui é o seu quarto! Você vai dormir aqui.


ALYRA (olhando em volta, desconfortável): Não tem outro quarto?


AMÉLIA (ri): Querida, aqui só tem dois quartos. Tina dorme com minha mãe e eu durmo aqui, agora se você quiser dormir na sala…


ALYRA: É isso, eu vou dormir na sala! 


CENA 04: (CASA DE JANETE/INT./MADRUGADA)


Alyra está deitada no sofá, tentando se acomodar da melhor forma possível. Ela mexe-se inquieta, tentando encontrar uma posição confortável pra dormir. No silêncio da madrugada, um barulho estranho começa a ecoar na sala. Alyra franze a testa, acordando levemente, mas ignora.

No entanto, o barulho continua e começa a ficar mais alto. Alyra abre os olhos lentamente e percebe algo se movendo perto dela. Ela olha ao redor, tentando entender o que está acontecendo, quando de repente, um rato aparece correndo pelo chão e sobe no braço do sofá, ficando a poucos centímetros do rosto de Alyra.


ALYRA (gritando): AAAAAAAAAHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!


Amanhece em São Paulo ao som de “Pela Linha do Tempo - Milton”.


CENA 05: (BELLA GLAMOUR/INT./MANHÃ)


Rúbia está em sua sala, quando aparece Rafael entrando pela porta. Rúbia se surpreende.


RÚBIA: Você? O que cê tá fazendo aqui? Olha, se for pra vim defender a Alyra é melhor ir embora…


RAFAEL: Calma… (pausa) eu preciso conversar com você. 


Focamos em Rúbia, que fica séria.


CENA 06: (LANCHONETE/INT./MANHÃ)


A cena mostra Janete ensinando a Alyra o processo de fritar salgados.


JANETE: Tá aprendendo, Alyra?


ALYRA: Ai tia, isso não é pra mim não, é muito difícil. 


JANETE: Com o tempo você aprende. O mais difícil é modelar a massa, o resto é fácil.


Nesse instante, Tina chega até elas.


TINA: Tem como alguém me ajudar? Tem um monte de cliente querendo café, suco, coxinha e pão com manteiga… eu não tô conseguindo atender tudo.


ALYRA: Eu te ajudo, Tina, pode deixar.


TINA: Ótimo! 


CENA 07: (LANCHONETE/INT./MANHÃ)


Alyra está atrás do balcão da lanchonete, ocupada servindo os pedidos para os clientes. Ela anda até as mesas, concentrada em suas tarefas, tentando equilibrar várias bandejas ao mesmo tempo. Enquanto isso, Silas, está sentado em uma das mesas, lendo o jornal.

Alyra se aproxima da mesa de Silas, segurando uma bandeja cheia de xícaras de café. No entanto, ao se distrair por um momento, ela tropeça em algo no chão e acaba derrubando toda a bandeja em cima de Silas.


ALYRA (horrorizada): Ai, meu Deus! Me desculpe, eu não vi você aí!


Silas fica completamente coberto de café, olhando surpreso para Alyra. 


Focamos em Silas, intercalando com Alyra, que olha para ele.


CONGELAMENTO EM SILAS.


A novela encerra seu 6° capítulo ao som de “Você Vai Ver - Maiara e Maraísa” (tema de Silas e Alyra).


Nenhum comentário:

Postar um comentário