28 de jul. de 2024

(Domingos Lacre) João Bosco - Capítulo 03 (28|07|2024) TERCEIRO CAPÍTULO

 DOMINGOS LACRE apresenta:



João Bosco - Capítulo 03 (28/07/2024)

Web Novela de: Lucas Gustavo
Original de: Jesús Valero
Adapt.: Lucas Gustavo

Faixa do Domingos Lacre

(O capítulo começa com um narrador narrando os fatos anteriores que aconteceram na trama)

NARRADOR: Era domingo de páscoa, e João Bosco rezava alegremente a missa do domingo. Ele conseguiu o que queria, alugou um terreno novo para construir seu novo oratório, a Jardineira procurou para lhe pedir conselhos, mas não conseguiu o encontrar. E João agora enfrenta outros problemas...

Cena 01 (Oratório/Pátio/Manhã)

(Os meninos, estão no pátio esperando notícias de João Bosco, eles estão em baixo da sacada do quarto de João. João sai da porta e todos animados gritam eufóricamente)

JOÃO (EMOCIONADO): Houve um contato, entre vocês e o céu, o senhor ouviu as suas preces e decidiu que irei continuar vivendo com vocês! Porque, nós, precisamos uns dos outros, e sobretudo, eu preciso de você

Cena 02 (Pátio do Oratório/Manhã)

(Em baixo com os meninos, João fala com todos)

JOÃO: Eu devo minha vida a vocês, e por isso, eu dedicarei toda minha vida a vocês, só a vocês daqui para frente... Só aos jovens.

*INSTRUMENTAL ON*



(Todos o abraçam, e o levantam, e saem com ele do oratório)

*INSTRUMENTAL OFF*

Cena 03 (Casa de Lina/Noite)

(Lina está conversando com sua mãe na sua casa)

MÃE DE LINA: Não, você vai voltar lá! Lina, você sabe quantas mulheres dariam tudo para aparecer lá na jardineira?

LINA: Mas eu não vou voltar, não quero voltar nem que a senhora me mate! 

MÃE DE LINA: E você não vai dizer nada? Ela também é sua filha?

(O pai de Lina ri)

PAI DE LINA: Ah, e quem me garante isso? Eu tenho minhas dúvidas.

(A mãe de Lina olha para a filha)

MÃE DE LINA: E então?

LINA: Não, não!

(Lina tenta fugir do assunto mas a mãe dela agarra ela pelo braço)

MÃE DE LINA: Olha bem, se você não ir eu te mato! Eu não quero ninguém nesta casa comendo de graça. Está ouvindo? Vai embora!

LINA: Eles me assediam lá mamãe! Um homem tentou tirar minha roupa! 

(A cobra ri do que a filha diz)

MÃE DE LINA: Se eles arrancam eles te dão algo mais bonito em vez de ficar nesse buraco nojento sua burra! Você poderia se oferecer e virar uma senhora, vai pra lá!

(Ela puxa ela agressivamente)

MÃE DE LINA: Ah se eu tivesse a sua idade! Você vai sim! Você tem que nos sustentar entendeu, você já está bem grandinha, tem 16 anos! Vai, se quiser ficar vai ter que trazer dinheiro! Ainda vai me agradecer, fora daqui! 

Cena 04 (Casa de Lina/Lado de Fora/Noite)

(A mãe de Lina a expulsa e está chovendo)

SENHOR: Oi beleza!

(Lina se desespera)

LINA: Mamãe abre a porta! Eu imploro pela misericórdia! Mamãe abra essa porta, mamãe! 

(O senhor continua a assediar ela, mas Giuseppe chega na hora e consegue salvar ela dele)

GIUSEPPE: Sai daqui! Lina!

LINA: Não! 

(Giuseppe leva ela até uma sombra, Lina está chorando)

LINA (CHORANDO): Eu não quero voltar lá... 

GIUSEPPE: E você não voltará?

LINA: E onde que eu irei trabalhar?

GIUSEPPE: Eu dou um jeito! Vem comigo

*INSTRUMENTAL ON*



(Giuseppe em meio a escuridão acende uma lamparina)

GIUSEPPE: Vem cá.

(Giuseppe leva Lina a algum lugar)

Cena 05 (Porão Velho/Noite)

*INSTRUMENTAL ON*



(Giuseppe leva Lina para um porão velho para se protegerem das chuvas)

GIUSEPPE: Era aqui onde eu ficava antes de ir pro oratório, pode sentar!

(Lina se senta e observa o lugar com uma cara triste)

GIUSEPPE: Está se sentindo melhor agora?

LINA: Estou, mas o que eu farei amanhã? 

GIUSEPPE: Espera aqui, e não se preocupe, eu vou cuidar de você.

Cena 06 (Ruas de Turim/Manhã)

*INSTRUMENTAL ON*



(A câmera mostra várias pessoas correndo pelas ruas.

João Bosco sai da igreja e observa o movimento tenso das ruas)

HOMEM: Você trouxe a bandeira?

HOMEM 2: Trouxe!!!

(A multidão de homens vai andando, e um outro homem os para)

HOMEM 3: Cadê ele?

HOMEM 4: Foi trazer mais estudantes!

HOMEM 3: E onde eu o encontro?

HOMEM 4: Lá na prefeitura. Mas nada de violência, eles tem que nos ouvir! 1842 vai ser o ano da liberdade! Vamos todos!

MULTIDÃO: SIM!

(João observa a conversa da multidão e fica preocupado)

Cena 07 (Prefeitura/Lado de Fora)

(Furiosos, a multidão joga pedras nas janelas da prefeitura)

Cena 08 (Prefeitura/Sala/Manhã)

(João Bosco e Marquês Cavour estão dentro da prefeitura)

CAVOUR: Olha só como eles procuram ter as coisas! Jogando pedras e vandalizando tudo! 

(A câmera mostra novamente a multidão jogando pedras!)

CAVOUR: Eles estão infringindo a lei constituída. Turim está ficando grande, as fábricas, os imigrantes, novos problemas vem surgindo, e graves caro Dom Bosco. Talvez o própio estado esteja em perigo pelo própio país. E como se não bastasse, o senhor fica recolhendo esses meninos. 

JOÃO BOSCO: Sabe de uma coisa Marquês Cavour, o futuro pra mim são aqueles meninos. Aqueles coitados 

MARQUÊS CAVOUR: E o senhor os coloca juntos e cria o perigo entre os agitadores. Já me falaram das suas incursões aos bordéis. Os carteiros de obra, sempre a procura de ladrões e vagabundos. 

JOÃO BOSCO: Mas a melhor idéia de tirar-los da miséria, é dar-mos esperança e amor. Eu quero construir um refúgio onde possam rezar e sorrir. Aprender a ler, a escrever, e muitas coisas. 

MARQUÊS CAVOUR: Então o senhor está perdendo tempo. Acho que não fui claro que eu tenho o dever específico de convencer seus benfeitores de não ajuda-lo mais. Estamos num momento crítico, devo proibir qualquer reunião e serei obrigado a bloquear seus planos. 

JOÃO BOSCO: Mas se eu abandonar agora os meus rapazes, essa cidade não terá futuro... Com todo respeito, devo lembrar-lhe que só devo prestar contas ao meu arcebispo.

MARQUÊS CAVOUR: e se ele mesmo se opusesse? 

JOÃO BOSCO: Ele até poderia se opor, mas antes deveria me ouvir! 

*INSTRUMENTAL OFF*

(O Marquês se altera com João Bosco, e fica bravo quase soltando fogo pelo nariz)

MARQUÊS CAVOUR: Já chega! Não vou mais discutir com você! O senhor já está avisado que suas reuniões já estão proibidas! E isto, é uma ordem! Obedeça.

(João Bosco enfrenta o micoso)

JOÃO BOSCO: Não posso.

MARQUÊS CAVOUR: Por acaso, o senhor me desafia João Bosco? Falarei com seu arcebispo e ele vai fazê-lo! 

Cena 09 (Ruas de Turim/Manhã)

(A multidão ainda continua protestando)

Cena 10 (Prefeitura/Manhã)

(Guardas saem da prefeitura em intenção de barrar a manifestação)

GUARDA 1: Já chega!! Já chegaa!

(Os manifestantes conseguem empurrar os guardas, mas os mesmos entram com medo, mas os manifestantes não se dão por vencidos)

HOMEM: Vamos para o outro lado, vamos para o outro lado!!! Venham comigo!! 

*INSTRUMENTAL ON*



(A multidão vai para o outro lado)

*INSTRUMENTAL OFF*

(De um lado da prefeitura João sai, e duas mulheres desesperadas vão falar com ele)

*INSTRUMENTAL ON*



MULHER 1: Padre! Nos ajude

MULHER 2: Eles vão tomar a a prefeitura!!

JOÃO BOSCO: Não se preocupe, eu cuidarei disso

(João Bosco se mistura a multidão onde há vários garotos jovens protestando.

Várias pessoas gritam e desejam a morte aos padres, e viva a república,João se mete no meio e tenta ajudar os protestantes)

JOÃO BOSCO: Parem já, voltem para a casa! Eles vão atirar em vocês, só estão esperando o momento certo, não entrem no jogo deles, querem morrer?

(Ele tenta impedir um protestante de atirar uma pedra mas é inútil)

JOÃO: Se você jogar essa pedra vão atirar em você

GAROTO: Ah, e quem garante que você não está com o governo???

(Os guardas surgem, e a multidão vai para cima deles)

Cena 11 (Prefeitura/Sala)

(O marquês olha a confusão que fica cada vez maior lá fora) 

Cena 12 (Prefeitura/Lado de Fora)

(A câmera mostra o mesmo garoto que João Bosco tentou ajudar, morto no chão com sangue na barriga junto com várias pessoas, o resto da multidão corre para salvar suas vidas) 

Cena 13 (Ateliê)

(Em um ateliê, um homem ensina a pintar uma escultura, de repente alguns meninos que estavam na manifestação aparecem lá)

HOMEM: Guido e Anselmo?

GAROTO: Também foram presos! Estavamos lá quando pegaram eles.

HOMEM: E qual é o balanço? 

GAROTO: 7 presos. 

HOMEM 2: Poderia ter sido pior, ou melhor!

HOMEM 3: Poderia se não tivesse sido aquele padre, foi ele que deu a idéia de atirar a Cavour. Ele sabia de tudo! Ele está sempre com aqueles vagabundos de rua, ele quer formar exército contra revolucionário

(De repente uma mulher que estava por ali no meio, se mete na conversa)

MULHER: E alguém o conhece? 

HOMEM: Sim, eu conheço, se chama Dom Bosco. Acolhe pobres diabos abandonados. Aqueles garotos estariam com a gente, se não fosse aquele maldito padre metendo aquelas bobagens na cabeça deles!

HOMEM 4: Precisamos eliminar aquele padre imediatamente! Esse homem pode colocar tudo a perder! 

(De repente um adolescente que estava ali no meio entra na conversa)

GAROTO: Matar o padre? Não está exagerando? Vão ficar loucos desse jeito!

HOMEM 4: Ele tem cerca de 300 a 400 garotos, 400 garotos entenderam?!

HOMEM 2: Tudo isso? Se tivesse-mos pelo menos a metade conosco seria bem mais cômodo. Não temos outra solução a não ser eliminar aquele padre do nosso caminho imediatamente! 

*INSTRUMENTAL ON*



---

Obrigado senhoras e senhores em nome da rede de emissora web, TVLACRE.
Produtora de webnovelas feitas com amor pela sua atenção a este capítulo de João Bosco. Convidamos você em nome da Lacre, vamos ver o próximo no próximo domingo nesta mesma hora neste mesmo blog.

*INSTRUMENTAL ON*



DIRETOR DE CÂMERA
alexandre fructuoso

DIRETOR DE CENA
mauro vicente

PRODUTOR
📌lucas gustavo📌

COLABORAÇÃO
tv lacre

muito boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário