9 de abr. de 2024

Gato & Sapato - Capítulo 02 (09/04/2024)




GATO & SAPATO - CAPÍTULO 02


🐈 NO CAPÍTULO ANTERIOR…👠


ALYRA: Pai? O senhor tá aí? Paizinho?


A cena mostra Olavo caído no chão, já sem vida. Logo depois, a porta se abre. Assim que abre a porta, Alyra se assusta absurdamente.


ALYRA: Não pode ser…


Noêmia está um pouco atrás e não está vendo o que está acontecendo, até que se aproxima e se choca.


NOÊMIA: O que foi patroinha? Não tem nada aqui… JESUS MARIA JOSÉ!


Noêmia desmaia. Focamos no rosto de Alyra, que está em choque. 


🐈 FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE 👠


CENA 01: (BELLA GLAMOUR/INT./NOITE)


Ao som de um instrumental de suspense, a mocinha vai até o pai e se ajoelha diante dele, desesperada e tentando reanimá-lo.


ALYRA (chorando): Pai…Pai… fala comigo… NÃO PODE SER! Meu Deus, quem fez isso com você, pai??! Acorda! Acorda, paizinho. (Pausa) Não pode ser, isso é um pesadelo.


Imediatamente, Alyra liga para a ambulância.


ALYRA (em choque/chorando): Paizinho fala comigo, por favor. 


Logo em seguida, ela solta um grito. A câmera logo se afasta de Alyra, que está com Olavo em seus braços. A cena escurece.


DIA SEGUINTE 


CENA 02: (CASA DE SILAS E JONAS/INT./MANHÃ)


Silas (Raphael Logam) está com seu pai Jonas (Aílton Graça) na mesa tomando café.


JONAS: Ficou sabendo quem morreu?


SILAS: Quem? 


JONAS: Olavo. Olavo Trajano, o dono da Bella Glamour, aquela empresa de cosméticos.


SILAS: Sério? E o que aconteceu com ele?


JONAS: Foi assassinado. Pelo o que eu li, o coitado tava na empresa ainda. Levou três tiros.


SILAS: Nossa… que horror, hein? Você o conhecia?


JONAS: Não pessoalmente, mas ele vivia saindo em jornais, capa de revistas. É um dos homens mais famosos de São Paulo, bom, era. Ele tem uma filha, provavelmente ela irá assumir a empresa.


SILAS: E quem é a filha dele? 


JONAS: Aline… Alice… alguma coisa assim, não lembro ao certo o nome dela.


SILAS: Que história… Bom, eu já vou indo pra clínica. Hoje tô cheio de clientes, inclusive uma galinha, acredita?


JONAS (rindo): Vai lá filhão, meu veterinário favorito.


CENA 03: (CEMITÉRIO/DIA)


A cena mostra o corpo de Olavo sendo velado. Em volta do caixão estão todos os conhecidos do empresário. Com um instrumental de tristeza, a câmera passa pelos personagens da novela como Alyra, que está abalada, Noêmia, que também chora muito e Rafael, que está consolando Alyra, mas sem nenhuma expressão.


PADRE: Meus irmãos e irmãs, hoje nos reunimos neste lugar sagrado para prestarmos nossas últimas homenagens a Olavo Trajano, que partiu deste mundo para a vida eterna. Infelizmente, Olavo nos deixou na noite de ontem após um pecador tirar a vida deste pobre homem. Que ele encontre a paz. Amém.


ALYRA (chorando): Meu paizinho…


Nesse instante, o caixão é fechado e instantes depois começa a ser enterrado. Alyra se ajoelha no chão e começa a chorar absurdamente. Noêmia também se ajoelha e dá um abraço na patroa. Logo depois, a câmera foca em Rafael, que revira os olhos. Instantes depois, Verinha aparece apressada com umas flores nas mãos. Enquanto isso, começa a tocar “Cara de Rica - Erikka”, o tema da vilã.


VERINHA (gritando): PERA AÍ, NÃO ENTERRA! EU PRECISO ME DESPEDIR.


Alyra escuta a voz de Verinha e se levanta. Ela olha para trás e se depara com a rival. 


ALYRA: Verinha? O que você tá fazendo aqui?


VERINHA (sarcástica): Ué, eu vim me despedir do meu ex patrão, não pode? Trouxe essas flores pra ele. Que pena, né? Se foi tão jovem… Que brutalidade que fizeram com o seu paizinho, não é, Alyra?


ALYRA: Sai daqui. Sai daqui que hoje eu não tô com paciência pra te aturar. 


VERINHA: O que foi? Gostou das minhas flores, é? Eu sei que são as mais bonitas daqui, não precisa ficar com inveja.


RAFAEL: Verinha, por favor, faça o que a Alyra tá pedindo, vai embora. Aqui não é lugar pra isso.


VERINHA: Eu só vim me despedir do meu patrãozinho, chuchu. 


ALYRA: Meu pai não precisa da sua despedida, você nem era próxima dele. Veio aqui só pra me provocar.


NOÊMIA: Olha aqui sua ruiva desmaiada, é melhor você vazar antes que eu resolva fazer um penteado novo nesse teu cabelo horroroso, sua caninana!


VERINHA: Calma, chuchu. (Olha pra Alyra com deboche) dê um abraço no seu pai por mim, Alyra… ai esqueci, você não tem mais pai (ela ri), mas se quiser pode ir junto com ele.


Nesse instante, Alyra fica com ódio e ela parte pra cima de Verinha. Todos que estão ali ficam olhando o barraco.


ALYRA: SUA DESGRAÇADA! RUIVA DOS INFERNOS!


Alyra dá dois tapas seguidos em Verinha, que revida. Alyra parte pra cima da rival, puxando seus cabelos. 


NOÊMIA: Vai patroinha! Acaba com ela! 


Rafael aparta a briga das duas. Focamos no rosto de Alyra, que está com ódio.


ALYRA: SAI DAQUI SUA MOCREIA! 


VERINHA: Isso não vai ficar assim, Alyra! Pode esperar que eu vou fazer muito pior! 


Esperneando, Verinha é retirada do local por seguranças de Alyra. Logo depois, focamos no rosto de Alyra, que está tomada pela tristeza e pelo ódio.


RAFAEL: Precisava partir pra cima dela? Olha só, tá todo mundo olhando. Que vergonha, Alyra…


ALYRA (com ódio): Eu não tô nem aí! Faz tempo que essa desgraçada tá pedindo pra apanhar. 


HORAS DEPOIS…


CENA 04: (MANSÃO TRAJANO/INT/TARDE)


Devastada, Alyra abre a porta da mansão e desaba. Noêmia lhe dá um abraço.


ALYRA (chorando): O que eu vou fazer sem meu paizinho, Noêmia? O que vai ser de mim? Meu paizinho era tudo na minha vida.


NOÊMIA: Calma, patroinha, eu tô aqui com você. 


ALYRA: Eu vou descobrir quem fez isso com ele, eu vou. Pode ter certeza que eu vou acabar com a raça desse assassino.


NOÊMIA: Não pensa nisso agora, a polícia já tá investigando o caso e mais cedo ou mais tarde essa pessoa vai ser descoberta. Mas ó, eu tô aqui com a senhora, pode contar comigo. 


ALYRA: Obrigada, você é como uma irmã pra mim, Noêmia (chorando).


NOÊMIA: Seu pai era um homem bom, ele deve tá num lugar maravilhoso agora, não chora.


Noêmia dá um abraço apertado em Alyra, confortando a patroa. 


NOÊMIA: Vá pro seu quarto, vou fazer aquela sopa deliciosa que a senhora adora.


São mostradas várias imagens de São Paulo ao som de “Losing My Religion - R.E.M.”.


UMA SEMANA DEPOIS…


CENA 05: (BELLA GLAMOUR/INT./DIA)


Alyra está fazendo um comunicado aos funcionários da empresa.


ALYRA: Bom, como vocês já sabem, meu pai, Olavo Trajano, foi assassinado aqui mesmo na empresa há uma semana. E com isso, além de assumir a direção da Bella Glamour a partir de hoje, eu tô determinada a descobrir quem é o culpado por essa tragédia e não vou descansar até que a justiça seja feita e o assassino seja encontrado. Eu sei que é um momento difícil para todos nós, mas conto com o apoio de cada um de vocês. Também peço perdão a todos que já ofendi ou humilhei algum dia, isso não vai mais se repetir. 


A maioria dos funcionários aplaudem, mas outros vaiam Alyra. Ela se retira e vai para sua sala. Os funcionários cochicham.


CENA 06: (BELLA GLAMOUR/INT./DIA)


Alyra está em sua sala, quando chega Tadeu (Samir Murad), o advogado da família, com uma pasta na mão.


ALYRA: Tadeu… Como vai? Obrigada por vir tão rápido. Preciso saber o conteúdo do testamento do meu pai. Que ansiedade…


Tadeu se senta em frente a Alyra e abre a pasta.


TADEU: Pois vamos acabar com essa ansiedade agora mesmo. Vou dar início a leitura do testamento.


Tadeu começa a ler o testamento em voz alta. Focamos no rosto que Alyra, que está ansiosa.


TADEU (lendo): “Eu, Olavo Trajano, reconheço minha esposa Violeta da Paz Trajano e minha filha Rúbia da Paz Trajano como minhas principais herdeiras. Deixo toda a minha herança para elas, conforme documentado neste testamento…”


A expressão de Alyra se desmancha.


ALYRA (interrompendo): Peraí, que palhaçada é essa, Tadeu? Quem são essas?


TADEU: É isso mesmo que você ouviu, Alyra. O Olavo… ele tem outra família.


ALYRA (incrédula): O que? (Pausa) Então quer dizer que… eu tô pobre?


Focamos em Alyra, que fica chocada com a revelação. Um instrumental de tensão toma conta da cena.


CONGELAMENTO EM ALYRA.


A novela encerra seu 2° capítulo ao som de “Bixinho (Remix) - Duda Beat, Lux & Tróia” (tema de abertura).




Nenhum comentário:

Postar um comentário