12 de abr. de 2024

Gato & Sapato - Capítulo 05 (12/04/2024)

 

GATO & SAPATO - CAPÍTULO 05


🐈 NO CAPÍTULO ANTERIOR…👠


Alyra está indo até o quarto de Rafael e escuta o barulho do chuveiro ligado. Cismada, ela chega até a porta do banheiro, que está aberta e entra. Ela segue em frente e abre a porta do box, se deparando com Rafael e Verinha se beijando debaixo do chuveiro ligado. Alyra se choca e se desespera.


ALYRA (com lágrimas nos olhos): Rafael?


Rafael e Verinha se viram imediatamente e se deparam com Alyra. Rafael se apavora.


🐈 FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE 👠


CENA 01: (AP. DE RAFAEL/INT./DIA)


Um instrumental de tensão toma conta da cena.


RAFAEL (com voz trêmula): Alyra, eu posso explicar… (desliga o chuveiro e veste um roupão)


ALYRA (lacrimejando/com olhar de desprezo): Vocês dois não tem vergonha na cara não? Logo com ela, Rafael? LOGO COM ELA? A minha pior inimiga! Não dá pra acreditar…


RAFAEL: Alyra por favor, me ouça, não é nada do que você tá pensando.


Nesse momento, Alyra desfere um tapa na cara de Rafael, que segura o rosto com a mão.


ALYRA: Você me mandou uma mensagem, Rafael! Me dizendo que tava passando mal, por isso eu vim até aqui. Nunca imaginei que você teria essa cara de pau… Meu Deus, isso só pode ser um pesadelo…


RAFAEL (sem entender): Mensagem? Como assim?


VERINHA: Fui eu. Fui eu que mandei a mensagem! Alyra, meu amorzinho, você não tem mais nada. Por que o Rafael iria continuar com você? 


ALYRA: Cala a sua boca! Desgraçada, conseguiu o que queria, conseguiu acabar com meu noivado. Ruiva dos infernos! (Pausa) Faz quanto tempo que isso tá acontecendo? (Silêncio) RESPONDAM!


RAFAEL: Desde sempre. Se a Verinha conseguiu entrar na Bella Glamour foi por minha causa.


ALYRA (desolada): Então era tudo um plano? Meu Deus, não é possível….


VERINHA: Eu não tenho culpa se você não dá conta do seu homem, chuchu. Rafael nunca gostou de você! Ele só tá noivo de você por causa da sua grana, mas agora como você não tem mais nada…


ALYRA (olha pra Rafael): Isso é verdade, Rafael? 


Rafael fica em silêncio.


ALYRA: Desgraçado!


Alyra parte pra cima de Rafael, lhe dando vários tapas seguidos, até que ele a contém, segurando seus braços.


RAFAEL (gritando): É VERDADE, ALYRA, EU NUNCA TE AMEI! Sempre te achei uma mimada insuportável, é verdade sim o que a Verinha disse.


ALYRA (chorando/gritando): DESGRAÇADOS, VOCÊS SE MERECEM! EU ODEIO VOCÊS, ODEIO! 


VERINHA: Você tem é que se odiar primeiro, Alyra. Uma mulherzinha fútil e arrogante igual você… nem seu pai aguentou.


Nesse instante, Alyra parte pra cima de Verinha, mas Rafael a contém.


ALYRA: NÃO COLOCA MEU PAI NO MEIO DISSO, SUA VÍBORA! 


RAFAEL: Acabou o showzinho! SAI DAQUI AGORA, ALYRA! 


ALYRA (chorando/com ódio): Vocês se merecem! (Olha pra Rafael) Acabou, Rafael! Acabou.


Com raiva, Alyra sai dali e bate a porta com força. Rafael se aproxima de Verinha e a pega pelo braço, irritado.


RAFAEL: Que ideia é essa de mandar mensagem pra Alyra vir aqui hein? Você ficou maluca? 


VERINHA: Ah, Rafael, não vai me dizer que você vai se arrepender agora, né… Alyra não tem mais nada pra te oferecer! Ela tá pobre, meu bem. E outra, você nem ama ela de verdade (pausa) ou ama?


RAFAEL: Ela deve tá muito mal com isso, sua doida! Eu só não acabo tudo com você agora porque eu não aguentava mais a Alyra mesmo, mas se não fosse isso…


VERINHA: Tem a irmãzinha dela agora, chuchu. Você pode se aproximar da dondoca igual fez com a Alyra… que tal?


RAFAEL: A Rúbia? (Pausa) Não seria uma má ideia.


VERINHA: Eu sempre a frente do tempo, né? Palmas para mim.


RAFAEL: Sabia que eu não consigo ficar com raiva de você?


VERINHA: É?


Verinha e Rafael vão se aproximando, até que se beijam.


CENA 02: (MANSÃO TRAJANO/INT./DIA)


Alyra está chorando no sofá, deitada no colo de Noêmia, que a conforta.


ALYRA (chorando): Como ele teve coragem? Como ele pôde ter feito isso comigo, Noêmia?


NOÊMIA: Oh, dona Alyra, não fica assim. Esse canalha não te merece, esquece ele. Já ouviu aquele ditado “tudo o que vai volta”? Então, o que é dele tá guardado.


ALYRA: Eu nunca mais quero olhar na cara do Rafael, nunca! Nem dele e nem da Verinha. Eu devo estar pagando todos os meus pecados, Noêmia. Não é possível a minha vida desandar assim, do dia pra noite.


NOÊMIA: Calma, patroinha. Olha, eu já disse que tô aqui com a senhora.


ALYRA (se levanta): Eu vou esquecer Verinha, Rafael, Violeta, Rúbia… tudo o que eu mais quero agora é descobrir quem matou o meu pai. Pode ter certeza, Noêmia, que eu vou descobrir quem foi o desgraçado.


Nesse instante, Violeta e Rúbia entram pela porta da mansão com várias sacolas nas mãos.


NOÊMIA: O que é isso? Saquearam as lojas?


VIOLETA: Não, a gente comprou mesmo, Noêmia, com o NOSSO dinheiro (olha pra Alyra)


RÚBIA: Ai é uma roupa mais linda que a outra, você tem que ver Noêmia.


NOÊMIA: Não gosto desses luxo não, pra mim o que importa é viver. 


RÚBIA: Isso mesmo Noêmia, tem que viver. Só não pode deixar a vida ir pro fundo do poço, não é, Alyra?


ALYRA: Me deixa em paz, sua bastarda. Vocês não se cansam né? Sempre estão aí querendo me ver na pior, adoram me provocar… isso é o que? Inveja?


Violeta e Rúbia riem.


VIOLETA (rindo): Inveja? Inveja eu tenho da Beyoncé, da Lady Gaga… de você eu tenho pena.


ALYRA: Você se acha tão superior, não é, Violeta? Mas você deve ter se esquecido que se vocês estão aqui hoje, é por causa do meu pai.


RÚBIA: A gente sabe disso, e somos muito gratas ao papai, diferente de você, que só queria o dinheiro dele.


ALYRA: Eu não vou mais discutir com vocês, acabou. (Pausa) bom, vou arrumar minhas malas e já vou embora daqui pra nunca mais voltar!


CENA 03: (AP. DE RAFAEL/INT./DIA)


Rafael está acabando de se vestir para ir trabalhar, Verinha está deitada sobre a cama dele.


RAFAEL: E aí? Qual vai ser nosso novo plano agora?


VERINHA: Bom, já que você quer se aproximar da Rúbia mesmo, sei lá, chama ela pra sair, pra passear… 


RAFAEL: Vai ser bem fácil, primeiro que ela e Alyra se odeiam, segundo porque eu faço o tipo dela.


VERINHA: Ahh, convencido. Só não sei se vai ser tão fácil não, não sei se ela iria querer se envolver com o ex da irmã.


RAFAEL: Eu tenho a lábia, meu bem.


São mostradas imagens de São Paulo ao som de “Shapeshifter - Alessia Cara” e horas se passam.


CENA 04: (MANSÃO TRAJANO/INT./TARDE)


Alyra se despede de Noêmia na entrada da mansão enquanto o motorista da família espera a mocinha no veículo.


NOÊMIA (chorando): Vou sentir sua falta, patroinha.


ALYRA: Eu também, Noêmia. Mas olha, você pode me visitar, eu te mando a localização. Cuida bem da casa, tá? E toma cuidado com as cobras.


NOÊMIA: Vá com Deus, patroinha.


Elas se abraçam. Alyra entra no carro e o motorista dá partida. Logo focamos em Noêmia, que chora. Rúbia se aproxima.


RÚBIA: Tá chorando por que, Noêmia? Sua patroinha não tá nem aí pra você. 


NOÊMIA: Não me tira a paciência não, maldita.


RÚBIA: Olha só! Tem alguém querendo ser demitida hoje.


NOÊMIA: Ahh, vai ver se eu tô na esquina. 


Irritada, Noêmia se retira. Focamos em Rúbia.


RÚBIA (fala sozinha): Já vai tarde, Alyra… já vai tarde.


Ao som de “Deu Samba - Diogo Nogueira, são mostradas imagens da Zona Leste.


A cena mostra o carro da mansão parando em frente a uma casa bem humilde. É a casa de Janete (Luci Pereira), tia de Alyra. Segundos depois, Alyra desce do veículo e se depara com Janete, Tina (Micheli Machado) e Amélia Maria (Heslaine Vieira) lhe esperando na entrada. 


JANETE (se aproxima, feliz): Alyra! Quanto tempo, minha sobrinha querida! 


ALYRA: Tia Janete…


Focamos em Alyra, intercalando com todos os personagens da cena.


CONGELAMENTO EM ALYRA


A novela encerra seu 5° capítulo ao som de “Bem Que Se Quis - Patrícia Diegues” (tema de Alyra).




Nenhum comentário:

Postar um comentário