16 de abr. de 2024

Gato & Sapato - Capítulo 07 (16/04/2024)


GATO & SAPATO - CAPÍTULO 07


🐈 NO CAPÍTULO ANTERIOR…👠


Alyra está atrás do balcão da lanchonete, ocupada servindo os pedidos para os clientes. Ela anda até as mesas, concentrada em suas tarefas, tentando equilibrar várias bandejas ao mesmo tempo. Enquanto isso, Silas, está sentado em uma das mesas, lendo o jornal.

Alyra se aproxima da mesa de Silas, segurando uma bandeja cheia de xícaras de café. No entanto, ao se distrair por um momento, ela tropeça em algo no chão e acaba derrubando toda a bandeja em cima de Silas.


ALYRA (horrorizada): Ai, meu Deus! Me desculpe, eu não vi você aí!


Silas fica completamente coberto de café, olhando surpreso para Alyra. 


🐈 FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE 👠


CENA 01: (LANCHONETE/INT./MANHÃ)


Silas imediatamente se levanta, irritado com a situação.


SILAS (irritado): Você deveria prestar mais atenção no  seu trabalho! Olha só pra mim, tô todo ensopado.


ALYRA: Eu já pedi desculpas, não foi minha intenção! Se quiser eu posso pegar um pano pra você se secar, é coisa rápida…


SILAS (interrompendo): Pano? Você acha que um pano vai tirar essa mancha enorme que vai ficar aqui? Olha, sinceramente…


ALYRA (perdendo a paciência): Olha, eu já pedi desculpas, foi sem querer. Se você não quer aceitar o problema é seu, agora ficar de frescura e me ofendendo eu não vou aceitar!


A discussão esquenta entre os dois. Os outros clientes observam a cena.


SILAS: Pois aprenda a ser mais competente na hora de fazer seu serviço. 


ALYRA (alterada): Quem é você pra me dizer o que eu devo ser ou não? Meu bem, você não sabe com quem você tá falando…


SILAS: Com quem eu tô falando então? Hum? Com a rainha da Inglaterra? Aprenda a aceitar críticas a seu respeito. 


ALYRA: Você é um abusado!


SILAS: E você é uma patricinha mimada. 


ALYRA: Ah, meu amor, se você soubesse que eu sou Alyra Trajano você jamais falaria isso!


SILAS: Pera aí, você é filha do Olavo? Que faleceu semana passada?


ALYRA: Não te interessa! Eu até te responderia se você não fosse um mal educado.


SILAS: Ah, agora eu sou mal educado? Foi você que chegou me derrubando café, se toca.


ALYRA (gritando): EU JÁ DISSE QUE FOI SEM QUERER, INFERNO!


Nesse instante, Tina percebe a movimentação e vai até eles.


TINA: Pera aí, o que que tá acontecendo aqui?


SILAS: Essa sua nova funcionária, Tina! Me derrubou café, olha só como eu tô.


ALYRA: Foi sem querer, Tina! Eu tropecei e aconteceu… Esse maluco que tá fazendo uma tempestade num copo d'água, já pedi desculpas e ele fica insistindo em me ofender.


TINA: Silas, por favor, vou pedir pra você se retirar. Eu me resolvo com a Alyra.


Silas e Alyra se encaram e segundos depois ele se retira.


ALYRA: É um mal educado mesmo! Onde já se viu ofender Alyra Trajano? (Pausa) Você conhece esse mal educado, Tina?


TINA: Claro, é o Silas, o veterinário do bairro. De vez em quando levo o Chico (o gato) lá.


Focamos no rosto de Alyra, que não responde nada, apenas fica séria e pensativa


CENA 02: (BELLA GLAMOUR/INT./MANHÃ)


RÚBIA: Conversar sobre o que? Eu não tenho nada pra falar com o noivo da minha irmãzinha.


RAFAEL: Ex noivo. Eu e Alyra não estamos mais juntos.


RÚBIA: Não? Ué, vocês pareciam tão apaixonados.


RAFAEL: Pois é, mas a Alyra agora decidiu focar na vida de pobre dela, obviamente essa vida não é pra mim.


RÚBIA: Que safado… você tava com ela só pelo o que ela tinha?


RAFAEL (mentindo): Não, jamais. Confesso que eu tinha um sentimento sim pela Alyra, mas ela é uma pessoa completamente irritante, mimada, prepotente, mal educada… 


RÚBIA: Ainda bem que não é só eu e mamãe que viu isso nela. Eu odeio a Alyra! Odeio com todas as minhas forças.


RAFAEL: Bom, eu não vim aqui pra falar de Alyra.


RÚBIA: E veio falar sobre o que?


RAFAEL: Sobre nós… (pega na mão de Rúbia, que fica surpresa) eu vim até aqui pra falar que você mexeu comigo, Rúbia… desde a troca de olhares na mansão aquele dia… você é realmente encantadora.


RÚBIA (surpresa): Isso é sério? Realmente eu não esperava. Obrigada.


RAFAEL: Queria te chamar pra sair… um restaurante, que tal? 


RÚBIA: Não seria uma má ideia… mas olha, se você tá querendo fazer comigo igual fez com a Alyra…


RAFAEL (interrompendo): Jamais, bebê. Você é diferente, você é muito mais interessante que a Alyra.


Rúbia da um sorriso tímido, mas gostando das investidas de Rafael.


RÚBIA (mudando de assunto): Bom, e aí? Tá sabendo onde a Alyra tá trabalhando?


RAFAEL: Numa lanchonete cafona na zona leste, “Janete’s Lanches”.


RÚBIA (ri): Que breguice, meu Deus! Se bem que combina com a Alyra… 


RAFAEL: Nem fale, ôh mulherzinha brega. Já você não, você é bem vestida, é bem posturada, uma lady (investindo) Bom, vou indo. Qualquer coisa me liga.


RÚBIA: Claro.


Rúbia olha para Rafael com uma expressão de interesse enquanto ele se retira da sala.


Horas se passam ao som de “A Loba - Alcione” e imagens de São Paulo são exibidas.


CENA 03: (MANSÃO TRAJANO/INT./DIA)


Violeta está no sofá, foleando uma revista. Noêmia se aproxima.


NOÊMIA: Dona Violeta? Preciso falar com a senhora.


VIOLETA (se vira, já irritada): Não tá vendo que eu tô ocupada agora, empregadinha? Oh mania de interromper meus momentos de lazer. (Pausa) Mas fala, vai. O que que cê quer?


NOÊMIA: É que eu queria pedir minha demissão. 


VIOLETA (debochado): Oi? (ri)


Violeta se levanta e se aproxima de Noêmia, sua expressão rapidamente muda e ela fica séria, encarando Noêmia de bem perto.


VIOLETA (séria): Eu só te digo uma coisa, empregadinha. Você não vai se ver livre de mim tão cedo! (Pausa) Demissão, onde já se viu? 


NOÊMIA: Eu tenho meus direitos, nova patroinha. Tem anos que trabalho nessa casa.


VIOLETA: E vai continuar trabalhando aqui pra sempre! E ai de você se sair dessa casa. 


Violeta sobe as escadas, enquanto Noêmia fica apenas sem silêncio.


CENA 04: (CASA DE SILAS E JONAS/INT./DIA)


JONAS: Então você conheceu a tal Alyra? Que loucura…


SILAS: Pois é, tá trabalhando na lanchonete da dona Janete, dá pra acreditar? Eu morria e não sabia que dona Janete era irmã do tal Olavo. 


JONAS: Quer dizer então que foi a Alyra que derrubou café em você? (ri).


SILAS: Ela é uma sem noção, mal educada… Não gosta de receber críticas. Acredita que ela ainda me chamou de abusado? Abusada é ela, aquela patricinha.


JONAS: Acho que você tá muito preocupado com essa mulher, hein? Cuidado…


SILAS: Como assim?


Jonas não responde e se retira, deixando Silas pensativo.


Imagens de São Paulo são exibidas e um dia se passa ao som de “Shapeshifter - Alessia Cara”.


CENA 05: (LANCHONETE/INT./DIA)


JANETE: Pronto, Alyra, aqui está o seu carrinho pra você vender salgados na rua. Só toma cuidado com a roda dele, tá meio estragada…


ALYRA: Ai tia, não sei se isso é uma boa ideia. Eu nunca vendi salgados na minha vida, ainda mais na rua…


JANETE: Tudo tem a primeira vez, meu bem. Vai lá, vai, se der errado você volta aqui. 


ALYRA: Seja o que Deus quiser! 


Alyra sai da lanchonete empurrando o carrinho, Janete observa.


CENA 06: (RUA/DIA)


A cena mostra Alyra andando pelas ruas de São Paulo, empurrando o carrinho de salgados e gritando para atrair clientes. O movimento é pacato, mas em alguns takes, Alyra consegue vender. No último take, Alyra se despede de um cliente e começa a empurrar o carrinho novamente e gritando “OLHA O SALGADO, OLHA O SALGADO”, até que ela se depara com Rúbia e Violeta na sua frente. Sua expressão fecha.


VIOLETA (sarcástica): Ora ora, quem diria, hein? Alyra Trajano realmente cumprindo o que pede o testamento. (Ri).


RÚBIA (rindo): Tá conseguindo vender esses salgados amanhecidos, Alyra?


Focamos em Alyra, que está visivelmente com ódio, intercalando com Rúbia e Violeta.


CONGELAMENTO EM ALYRA.


A novela encerra seu 7° capítulo ao som de “Reza - Rita Lee”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário