17 de abr. de 2024

Gato & Sapato - Capítulo 08 (17/04/2024)

                      

GATO & SAPATO - CAPÍTULO 08


🐈 NO CAPÍTULO ANTERIOR…👠


A cena mostra Alyra andando pelas ruas de São Paulo, empurrando o carrinho de salgados e gritando para atrair clientes. O movimento é pacato, mas em alguns takes, Alyra consegue vender. No último take, Alyra se despede de um cliente e começa a empurrar o carrinho novamente e gritando “OLHA O SALGADO, OLHA O SALGADO”, até que ela se depara com Rúbia e Violeta na sua frente. Sua expressão fecha.


VIOLETA (sarcástica): Ora ora, quem diria, hein? Alyra Trajano realmente cumprindo o que pede o testamento. (Ri).


RÚBIA (rindo): Tá conseguindo vender esses salgados amanhecidos, Alyra?


🐈 FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE 👠


CENA 01: (RUA/DIA)


ALYRA: Vocês não se cansam mesmo, né? Deveriam se preocupar com o trabalho de vocês em vez de ficar me perseguindo e tentando me humilhar.


VIOLETA: Perseguindo? Amor, a rua é pública, apenas estávamos passando e tivemos o desprazer de dar de cara com você.


ALYRA: Vocês são duas víboras, isso que vocês são!


RÚBIA: Somos víboras, mas somos ricas. Já você… 


VIOLETA: Alyra, Alyra… Se te digo uma coisa: se você continuar se metendo no meu caminho eu prometo que vou fazer um inferno na sua vida.


ALYRA: E eu lá tenho medo das suas ameaças? Pra mim você não passa de uma mulherzinha amargurada e sem amor.


VIOLETA: Quer pagar pra ver?


RÚBIA: Vamos, mamãe, vamos deixar essa jeca com esses salgados amanhecidos aí. Tomara que ninguém compre.


Rúbia e Violeta saem, focamos no rosto de Alyra, que está visivelmente com ódio.


Dias se passam ao som de “Ride It - Geri Halliwell”.

> Alyra continua a vender salgados na rua e na lanchonete.

> Rúbia e Rafael estão se conhecendo melhor.

> Verinha e Rafael continuam a se encontrar.

> Violeta diz a Rúbia que irá infernizar a vida de Alyra.


CENA 02: (BELLA GLAMOUR/INT./DIA)


“Ride It - Geri Halliwell” continua a tocar. Está acontecendo um grande evento na Bella Glamour para o lançamento da nova coleção. A empresa está lotada, várias pessoas circulando. 


VIOLETA: Cadê a garota propaganda que não chega? Tá atrasada faz meia hora.


RÚBIA: Chegou! 


Nesse instante, a câmera foca na garota propaganda, que é Ketlyn (Aoxi), de “Angelical”. Ela se aproxima de Rúbia e Violeta e dá um abraço nas vilãs.


KETLYN: Desculpem o atraso, bebês! Estou pronta.


RÚBIA: Ketlyn Giordano… sempre te admirei muito, que honra ter você aqui!


KETLYN: Vai ser lindo fazer parte dessa nova coleção. Ai bebê, segura essa!


A cena corta imediatamente para o próximo take, onde Ketlyn aparece fazendo várias fotos para a nova coleção de cosméticos da Bella Glamour. 


CENA 03: (LANCHONETE/INT./DIA)


Alyra está arrumando a fachada da “Janete's Lanches” em cima de uma escada de ferro, alta. Janete está perto, em pé.


ALYRA: Ai tia não tô conseguindo alcançar… 


JANETE: Pera aí, minha filha, vou ali dentro buscar outra escada maior.


Janete sai. Alyra fica se esforçando para poder alcançar a fachada várias vezes, até que se desequilibra e cai, mas é salva por Silas, que a pega no colo. Eles se encaram por uns segundos em câmera lenta, mas logo Alyra se afasta, sem graça.


ALYRA (sem graça): Obrigada. Se não fosse você…


SILAS: Imagina. Só toma mais cuidado quando for subir numa escada.


ALYRA: Ai como você é insuportável! Até nessas horas gosta de dar sermãozinho, vai te catar.


Alyra volta para dentro da lanchonete, irritada. Silas a observa.


Anoitece em São Paulo ao som de “Bem Que Se Quis - Patrícia Diegues”. 


CENA 04: (CASA DE JANETE/INT./NOITE)


Janete, Tina, Amélia e Alyra estão jantando. As três primeiras conversam em volta da mesa, enquanto Alyra está pensativa.


FLASHBACK 


Alyra fica se esforçando para poder alcançar a fachada várias vezes, até que se desequilibra e cai, mas é salva por Silas, que a pega no colo. Eles se encaram por uns segundos em câmera lenta, mas logo Alyra se afasta, sem graça.


ALYRA (sem graça): Obrigada. Se não fosse você…


SILAS: Imagina. Só toma mais cuidado quando for subir numa escada.


ALYRA: Ai como você é insuportável! Até nessas horas gosta de dar sermãozinho, vai te catar.


FLASHBACK FIM.


TINA: E o seu dia, Alyra, como foi?


Alyra continua pensativa e não responde.


TINA: Alyra? Tô falando com você.


ALYRA: Falou comigo? 


AMÉLIA: Tina perguntou como foi seu dia, mulher.


ALYRA: Ah, meu dia… foi numa loucura. Quase caí daquela escada tentando ajeitar a fachada da lanchonete, a minha sorte foi o…


JANETE (completando): Silas. 


ALYRA: Isso mesmo. (disfarçando) Mas ele continua sendo um grosso! Acredita que ele veio me dar lição de moral? Falando que eu deveria tomar mais cuidado antes de subir numa escada, onde já se viu?


TINA: Mas ele tá certo, Alyra, isso é muito perigoso. 


AMÉLIA: Silas e Alyra, o casal do ano!


ALYRA: Vira essa boca pra lá, Amelinha. 


JANETE: Bom, vamo mudar de assunto? E aí, Alyra, como tá se saindo nos salgados? Tá aprendendo o que eu te ensinei?


ALYRA: Aos poucos, tia. Não é tão difícil quanto eu imaginava. Mas que humilhação, hein? Alyra Trajano tendo que fritar e vender salgados, que decadência.


JANETE: O que é isso, Alyra? Isso não é vergonha, não. Pelo contrário, se eu tenho minha casa e minha lanchonete hoje é por causa do meu esforço vendendo salgados. 


ALYRA: Eu sei, tia, não foi isso que eu quis dizer. Bom, só sei que o que eu mais quero é descobrir quem matou o meu pai e finalmente recuperar tudo de volta. 


Alyra olha para o lado e avista Chico, o gato da família, todo machucado em cima da janela da sala.


ALYRA: Meu Deus!


Alyra rapidamente se aproxima de Chico e a pega no colo. Janete, Tina e Amélia se preocupam.


ALYRA: Eu preciso levar ele urgentemente pro veterinário.


Com Chico no colo, Alyra sai dali apressada.


CENA 05: (RESTAURANTE/INT./NOITE)


Rúbia e Rafael estão num restaurante de classe alta. Eles conversam enquanto aguardam o pedido.


RAFAEL: Achei que você não iria vir.


RÚBIA: E por que não viria? Um convite desses é inaceitável, ainda mais quando é você que vai pagar a conta.


RAFAEL: Engraçadinha. Mas e aí? Tá gostando?


RÚBIA: Gostando é uma palavra muito forte. Digamos que estou aproveitando o momento. 


RAFAEL: Já imagino a gente se casando na igreja, nossos filhos correndo pela sala…


RÚBIA (ri): Que ideia é essa? Tá maluco? 


RAFAEL: É sério, Rúbia. Posso parecer um emocionado dizendo isso, mas é o que eu sinto (mentindo).


RÚBIA: Bom, deixe seus sentimentos pra depois. Acredita que encontrei a Alyra hoje?


RAFAEL: Sério? Onde viu ela?


RÚBIA: Na rua. Na rua vendendo salgados. Olha que decadência.


RAFAEL (ri): Alyra deve tá pagando todos os pecados, principalmente por ter humilhado os funcionários da Bella.


RÚBIA: Aquela otária. Desejo tudo de pior pra ela.


RAFAEL: Eita, que ódio é esse no seu coração? Vamos lá pra casa depois que você melhora rapidinho.


RÚBIA (sem graça): Para de ser idiota.


O garçom chega com os pedidos. Rúbia e Rafael continuam a conversar. Logo depois, são mostradas imagens de São Paulo ao som de “Love Again - Dua Lipa”. 


CENA 06: (MANSÃO TRAJANO/INT./NOITE)


Violeta está sozinha na mesa, pensativa. Minutos depois, Noêmia se aproxima e serve o jantar pra ela.


NOÊMIA: Aqui está a sua comida, crocodi… digo, patroinha.


VIOLETA: Senta aí. 


NOÊMIA: O que?


VIOLETA: Tá surda? Falei pra sentar. Senta aí, vai, me faz companhia.


NOÊMIA: Licença.


Noêmia se junta com Violeta na mesa. Um silêncio profundo toma conta da cena.


NOÊMIA: Tá calor né? 


VIOLETA: Encontrei com sua patroinha hoje. 


NOÊMIA: Com dona Alyra? Sério? Como ela tá?


VIOLETA: De mal a pior. Acredita que ela tá vendendo salgados na rua? Fico impressionada com a queda dessa mulherzinha, cada dia que passa ela cava a própria cova.


NOÊMIA: Pelo menos ela tá dando o melhor dela, não tá fazendo corpo mole. Acho que a senhora deveria parar de pensar um pouco na Alyra, não acha?


VIOLETA: E eu pedi sua opinião, empregadinha? (Pausa) Eu vou fazer um inferno na vida da Alyra, ela que me aguarde.


NOÊMIA: Não tô entendendo.


VIOLETA: Aquela lanchonete… em dias aquilo vai vir à ruínas. 


NOÊMIA: Como assim? O que a senhora tá insinuando?


VIOLETA: Que eu quero ver aquela cafonália no chão! Aquela lanchonete vai ser demolida, e não vai demorar.


Focamos em Noêmia, que se assusta com o que ouve.


CENA 07: (CLÍNICA VETERINÁRIA/INT./NOITE)


Silas está em sua clínica, acabando de atender um cachorro, quando de repente, aparece Alyra, desesperada.


ALYRA (chorando): Por favor, Silas, salva o Chico. Não deixa o gatinho da minha tia morrer.


Focamos em Silas, intercalando com Alyra.


CONGELAMENTO EM SILAS.


A novela encerra seu 8° capítulo ao som de “Cheri Cheri Cheri Lady - Modern Talking”. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário