17 de set. de 2024

Capítulo 02, reprise do Vale a Pena a Lacrar de Novo, Angelical (17/09/2024)

 


ANGELICAL - CAPÍTULO 02

[Não é recomendado para menores de 12 anos].

CENA 01: (MANSÃO GIORDANO/EXT./NOITE)

Observando a família de longe, Brenda decide agir. Ela rasga sua própria roupa, se descabela e começa a gritar, simulando desespero e sendo supostamente assaltad4. Um instrumental tenso toma conta da cena.

BRENDA (gritando): Socorro! Socorro! Alguém me ajuda! Socorro!

Ao ouvir os gritos, Márcio e a família imediatamente correm para ajudar Brenda. Alexandre, o segurança, sai para fora, preocupado com a confusão.

MÁRCIO (preocupado): O que está acontecendo aqui? Meu Deus! O que é isso? (ele se assusta ao ver Brenda toda descabela e com as roupas rasgadas).

BRENDA (fingindo desespero): Socorro!! Alguém me ajuda, por favor!!

Márcio vai até a entrada, abre o portão e Brenda entra.

BRENDA (fingindo desespero): Me ajuda, por favor! Eles vão me pegar! Socorro.

MÁRCIO: Calma, calma. Vai ficar tudo bem.

BRENDA (chorando): Eles vão me pegar! Eles vão!

VITÓRIA (tentando entender): Eles quem? Só tem a gente aqui. Calma. Vem, vem pra dentro. Ajuda a gente aqui, Alexandre.

Brenda, com sua atuação convincente, é ajudada por Márcio, Vitória e Alexandre, que a conduzem para dentro de casa.

CENA 02: (MANSÃO GIORDANO/INT./NOITE)

Vitória e Márcio entram apoiando Vitória com os braços, que está visivelmente "abalada".

DÉBI (perplexa): Meu Deus! O que aconteceu? Quem é essa aí, dona Vitória?

Vitória pede para Débi ir buscar um copo d'água e uma toalha para Brenda se cobrir. Brenda com a ajuda de Márcio, Luma e Nick se senta no sofá da família para se acalmar.

LUMA: Ela tá bastante assustada gente, o que será que aconteceu?

NICK: Pela situação que ela está, parece que foi assaltad4.

BRENDA (fingindo desespero): Foi horrível, foi horrível, eles quase conseguiram levar minha bolsa.

VITÓRIA (se senta ao lado de Brenda para tentar entender): Calma, mantenha a calma e conta pra gente o que aconteceu.

DÉBI: Aqui está a água, querida. Você precisa se acalmar.

BRENDA (fingindo soluçar/”chorando”): Obrigada. Eu, eu tava passando na rua, quando, quando de repente dois homens, eu acho, chegaram até mim e me abordaram com uma fac4. Eles anunciaram o ass4lto, tentaram pegar minha bolsa, rasgaram minha roupa, e eu comecei a gritar, daí eles correram e vocês chegaram. Vocês salvaram minha vida.

LUMA (perplexa): Meu Deus, que história!

MÁRCIO: Tá, mas pode ficar calma. Não vai acontecer mais nada com você, quer que chame a polícia?

BRENDA: Não! Não! Não precisa, eles já foram.

VITÓRIA (inconformada): Essa cidade cada dia mais violent4.

NICK: Vocês ainda não perguntaram o nome da moça. Qual seu nome?

BRENDA: Brenda, Brenda Palhares.

VITÓRIA: O meu nome é Vitória, o dele é Márcio, meu marido e aqueles são Luma e Nick, meus filhos.

BRENDA: Perai aí… eu conheço vocês, não são os donos da Angel?

LUMA: Sim! Somos nós sim.

MÁRCIO: Brenda, você tem alguém pra ligar? Pra avisar o que aconteceu com você? Você tem parente aqui?

BRENDA (mentindo): Não, não tenho seu Márcio, minha mãe já faleceu há alguns anos e infelizmente não tenho parentes aqui em São Paulo, minha família mora no interior e eu moro numa pensão aqui perto, fiquei o dia todo procurando emprego e na volta acabei me perdendo. Cidade grande né, sabe como é.

A família se olha preocupados com a situação.

VITÓRIA: Bom, não podemos deixar você ir pra pensão a essa hora sozinha. Você dorme aqui essa noite e amanhã cedo você volta pra lá, combinado?

BRENDA: Eu não quero incomodar, dona Vitória. Por mim eu vou embora agora mesmo.

NICK: Não, Brenda. Faz o que minha mãe está falando, vai ser melhor pra você.

CENA 03: (CASA DE BRENDA E LÉIA/INT./NOITE)

Léia, mãe de Brenda, está preocupada com a filha após a saída dela. Ela está inquieta e ansiosa por notícias.

Léia (falando para si mesma) Onde será que essa menina se meteu? Já tá tarde.

Enquanto aguarda notícias, a expressão de preocupação de Léia só aumenta.

CENA 04: (MANSÃO GIORDANO/INT./NOITE)

VITÓRIA (curiosa): Brenda, você disse que estava procurando emprego. Qual era sua área de interesse?

BRENDA: Eu adoraria trabalhar com moda, dona Vitória. Sempre sonhei em estar no mundo glamouroso das passarelas. Sempre foi meu sonho desfilar na Angel, inclusive.

MÁRCIO: Olha que coincidência!

VITÓRIA: Brenda, você realmente gosta da Angel?

BRENDA (fingindo admiração): Amo. Eu acompanho todos os desfiles, cada criação é uma obra de arte. Sempre imaginei como seria desfilar com aquelas roupas incríveis…

LUMA: E quem sabe, Brenda, você não realiza esse sonho aqui conosco?

BRENDA: (cheia de esperança) Seria um sonho! Mas eu não quero incomodar, gente. Longe de mim.

NICK: Imagina. Parece que encontramos alguém realmente apaixonado pela moda, não é?

VITÓRIA (decidida): Vamos ajudar você, Brenda. Quem sabe não temos uma oportunidade para você na Angel.

Brenda, por dentro, comemora o sucesso de sua manipulação, sabendo que está um passo mais perto de seu objetivo.

MÁRCIO: E aí, tá mais calma?

BRENDA: Tô sim, seu Márcio. Vocês salvaram a minha vida, nem sei como agradecer.

CENA 05: (APARTAMENTO DE AMARILYS E KIM/INT./NOITE)

Amarilys (Indira Nascimento) e Kim (Gabriela Moreyra), sua amiga e colega de trabalho, estão na cozinha. Kim está pegando água.

AMARILYS: E aí, Kim, o que achou do desfile?

KIM: Eu amei, Amarilys! Foi tu-do. As peças, os modelos, meu Deus, que arraso.

AMARILYS: Kim, senta aí. Preciso conversar com você.

Kim se acomoda na cadeira, Amarilys também se senta.

KIM: O que foi, Amarilys? Parece que viu um fantasma.

AMARILYS: Não é fantasma, amiga. É mais assustador que isso. Eu tô desconfiada de que o Márcio tá metido em alguma coisa, tipo um caso.

KIM: O que? (Ela ri) Você e suas teorias da conspiração, Amarilys. Caso? Como assim?

AMARILYS: A Vitória. A própria Vitória me contou hoje no desfile que o casamento deles não vai bem e que a Angel vai mal.

KIM: (franzindo a testa) Vitória contou isso pra você? Isso é sério?

AMARILYS: Sim, no meio do desfile, acredita? Ela tava visivelmente abalada, falando que o casamento deles não é mais o mesmo e que a Angel tá quase indo pro buraco cheia de dívidas. E sabe qual é a pior parte? A gente também tá na berlinda. Se a Angel for pro buraco, nosso emprego vai junto, amiga.

KIM (surpresa/indignada): O quê? Amarilys, você tá falando sério? Imagine só, perder meu emprego por causa dos problemas do Márcio e da Vitória. Não vou deixar barato não. (Pausa) E agora, o que a gente vai fazer?

AMARILYS: Primeiro, descobrir o que tá acontecendo de verdade. Eu não vou esperar o barco afundar sem tentar fazer alguma coisa.

CENA 06: (CASA DE BRENDA E LÉIA/INT./NOITE)

Alguém bate na porta, Léia vai atender. É Regis (Eucir de Souza), seu vizinho/amigo.

LÉIA: Régis! Que surpresa. Aconteceu alguma coisa? Você aqui essa hora.

RÉGIS: Não aconteceu não Léia, vim só fazer uma visita. Vi que a Brenda saiu e não vi ela voltar até agora. Vim vê se tá tudo certo aí. Trouxe esse arroz doce que você ama.

LÉIA: Que delícia, vou comer na sobremesa com certeza. Vem, vamos entrar.

RÉGIS: Com licença.

LÉIA: Ai Régis, Brenda foi procurar emprego e até agora não voltou. Tô preocupada com minha filha, ela saiu daqui revoltada depois de uma discussão que tive com ela.

RÉGIS: Tentou ligar?

LÉIA: Tentei, mas vai direto pra caixa postal. Ela não tá dando a mínima.

RÉGIS (tentando acalmar): Talvez ela só precise de um tempo. Jajá ela volta e vocês se resolvem.

LÉIA: Resolver? Esse é o problema. Ela não quer ouvir ninguém. Só tá pensando em se meter em confusão.

RÉGIS: Essa juventude de hoje é assim mesmo, só quer saber de farra. Mas vai dar tudo certo. Se quiser eu posso dormir aqui, se a Brenda não voltar.

LÉIA: Ah, Régis. Você é um anjo.

CENA 07: (MANSÃO GIORDANO/INT./NOITE)

BRENDA (fingindo tristeza): Bom, acho melhor eu ir embora.

VITÓRIA (preocupada): Tá doida garota? Ir embora essa hora é bastante perigoso. Como eu te disse, é melhor você ficar aqui essa noite. Vou pedir pra Débi arrumar o quarto de hóspedes pra você, a Luma vai te emprestar uma muda roupas dela, acho que vai te servir.

BRENDA: Mas eu não quero incomodar, dona Vitória…

LUMA: Que isso, Brenda, não se preocupe. Estamos aqui pra te ajudar.

São mostradas imagens de São Paulo ao som de "Houdini - Dua Lipa"

CENA 08: (MANSÃO GIORDANO/INT./NOITE)

Débi conduz Brenda até o quarto de hóspedes.

DÉBI (prestativa) Espero que se sinta bem aqui, mocinha. Se precisar de algo, é só chamar.

BRENDA (agradecida): Muito obrigada, Débora. Você é uma querida.

DÉBI: Pode me chamar só de Débi mesmo, já me acostumei.

Débi se retira, e Brenda, sozinha no quarto, fecha a porta, vai até a cama e se deita. Ela coloca as mãos no edredom macio, apreciando a sensação do tecido de qualidade e sorri. Um instrumental de suspense/ação começa a tocar.

BRENDA (falando para si mesma): Isso aqui é bem melhor do que aquele muquifo em que eu moro. (Ela ri) Nada mal hein, Brenda? Parece que seu "momento Angel" começou.

A câmera foca no rosto de Brenda que dá um sorriso de canto.

CENA 09: (MANSÃO GIORDANO/INT./NOITE)

A família Giordano ainda está na sala. Eles comentam sobre o ocorrido.

LUMA: Que dó que me deu dessa garota, coitada. Ela parece ser bem humilde.

VITÓRIA: Mas agora ela está em segurança, filha. Amanhã ela volta pra casa, e vida que segue. (muda o assunto) Bom, vou subir, tomar um banho e descansar porque o dia foi e-x-a-u-s-t-o! Boa noite para vocês, meus amores.

Ao som de "Wicked Game - Chris Isaak", imagens de São Paulo amanhecendo são exibidas.

CENA 10: (MANSÃO GIORDANO/INT./MANHÃ)

Brenda, ainda com sono, se levanta e vai até o banheiro para escovar os dentes. Ela sai do banheiro, pega um papel e uma caneta e escreve um bilhete. Ela lê o bilhete em pensamento enquanto escreve.

BRENDA (escrevendo): "Agradeço pela hospitalidade, família Giordano. No entanto, é hora de seguir meu próprio caminho em busca dos meus objetivos. Não quero ser um incômodo. Agradeço por tudo que fizeram por mim, vocês são maravilhosos."

Brenda dá um sorriso de canto.

CENA 11: (MANSÃO GIORDANO/INT./MANHÃ)

Com o bilhete finalizado, Brenda desce as escadas discretamente, para não chamar a atenção de ninguém. Ela segue até a cozinha e vê Débi.

BRENDA: Bom dia, Débi!

DÉBI: Bom dia, querida. Acordada essa hora?

BRENDA: É, eu tenho que ir. Tenho bastante coisa pra fazer. Sabe como é. (Pausa) Sabe, eu realmente aprecio a forma como você cuida desta casa, tudo muito lindo, tudo organizado, parabéns!

DÉBI (sorrindo): Oh, obrigada! Fico feliz que tenha notado. Porque não bebe um cafezinho?

BRENDA (sorrindo): Ah, com certeza!

Enquanto apreciam o café na cozinha, Débora e Brenda conversam.

DÉBI: E aí? Me conta como tem se sentido por aqui.

BRENDA (sorrindo) Sabe, Débi, é tudo tão novo pra mim. Às vezes, ainda me pego surpresa com a grandiosidade desta casa. Mas enfim, a família Giordano foi maravilhosa comigo, nem sei como retribuir.

DÉBI: Pois é, menina, aqui tudo acontece em grande estilo. Mas sabe, as coisas não andam muito bem entre a dona Vitória e o senhor Márcio não, visse.

BRENDA: Como assim?

DÉBI: Ah, eu sinto que o casamento deles esfriou. Antigamente, eles eram unha e carne, tão apaixonados… Hoje, se falam só por causa do trabalho, menina.

BRENDA (surpresa) Sério? Meu Deus! Eu jamais imaginaria que um casal tão aparentemente perfeito pudesse ter problemas.

DÉBI: É, menina, mas óh, fica só entre a gente, visse?

BRENDA: Claro, Débi, não vou contar pra ninguém. Bom, o café tava maravilhoso, mas eu tenho que ir. Foi um prazer conversar contigo. Ah, entrega esse bilhete para alguém da família, por favor.

Brenda entrega o bilhete para Débi.

DÉBI: Claro, sempre às ordens, Brenda. Se precisar de algo, é só chamar.

BRENDA: Até mais, Débi. Mas olha, eu ainda volto.

DÉBORA (com um sorriso): Volta sim, anjinho! Boa sorte na sua jornada, querida. Se cuida.

CONGELAMENTO EM BRENDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário