19 de fev. de 2024

Vem Chegando O Verão - Capítulo 22 (19/02/2024)

 Vem Chegando O Verão - Capítulo 22


Escrita por Fafá

Faixa das 19h

Cena 1 (Delegacia / Interior / Fim da tarde)


☀️O delegado observa Sérgio que está todo machucado sujo de terra☀️


DELEGADO: Então Sérgio, explique o que aconteceu, com detalhes.


SÉRGIO: Tudo aconteceu há alguns dias atrás…


》》》FLASHBACK 《《《


☀️Sérgio sai da casa de Rose☀️


SÉRGIO (Narrando): Eu estava saindo da casa de uma amiga e cliente, Rose. Até que eu fui pego de surpresa…


☀️Ao passar por uma esquina, Sérgio leva uma pancada na cabeça☀️

–-----

☀️Corta pra uma floresta. Sérgio abre os olhos e na sua frente Alberto cava um buraco☀️


SÉRGIO (Narrando): Eu acordei no meio de uma floresta. E lá estava ele, na minha frente. Ele cavava uma espécie de cova, mas estava de costas para mim…


☀️Sérgio apoia as mãos no chão e se levanta devagar☀️ 


SÉRGIO (Narrando): Eu ia tentar fugir. Me levantei, mas quando eu dei dois passos para trás, ele se virou e me viu.


☀️Alberto se vira☀️


ALBERTO: Para onde você pensa que vai?


☀️Alberto vai se aproximando dele☀️


SÉRGIO (Narrando): Ele começou a vir na minha direção. Então eu pensei rápido, fui pra cima dele, tentando derrubá-lo na cova…


☀️Sérgio vai para cima de Alberto. Os dois entram numa luta corporal. Depois de um tempo, Alberto derruba Sérgio no chão e começa a agredi-lo de forma pesada☀️


SÉRGIO (Narrando): Mas ele ganhou… e me agrediu tanto, que eu mal tinha forças pra me levantar…


☀️Alberto para e arrasta Sérgio até a cova. Ele começa a cobri-lo com terra☀️


SÉRGIO (Narrando): Ele ria enquanto me enterrava…


☀️A visão de Sérgio escurece☀️


SÉRGIO (Narrando): Quando ele terminou, eu me senti sufocado, não conseguia respirar. Mas, para a minha sorte, a cova era rasa demais. Acho que quando despertei, acabei atrapalhando ele. Com muito esforço eu ergui um braço e consegui tirar a terra do meu rosto…


☀️Sérgio abre os olhos e apenas vê Alberto sumir entre as árvores☀️


》》》FIM DO FLASHBACK《《《


☀️O delegado apenas ouve indignado☀️


DELEGADO: E onde você esteve por todos esses dias?


SÉRGIO: Eu fiquei perdido em meio aquela floresta, além de que eu estava com dificuldade para caminhar. Ontem eu encontrei a estrada e segui até voltar à cidade.


DELEGADO: Agora eu estou curioso… conte-me mais desse tal de Alberto.


SÉRGIO: Ele é uma pessoa terrível…


☀️Sérgio começa a falar várias coisas ao delegado☀️


Cena 2 (Delegacia / Sala de visitas)


☀️Rose está em pé andando de um lado para o outro. Sérgio entra e ela corre pra abraçar ele☀️


ROSE (Preocupada): Sérgio? Meu Deus! O aconteceu? Por que você tá assim? Onde você estava?


SÉRGIO: Calma, eu vou te contar tudo. Eu soube que você está presa, e que o Manoel tá morto. Eu não entendi nada.


ROSE: Não fui eu que fiz isso. Tem alguém armando contra mim.


SÉRGIO: Calma! Eu to aqui, eu vou te ajudar.


☀️Ela abraça ele☀️


ROSE: Eu agradeço tanto por te ter na minha vida. Eu te amo tanto.


☀️Ele fica emocionado com as palavras dela. Eles ficam abraçados por um tempo☀️


Cena 3 (Casa de Mário / Interior)


☀️Fernanda passa pano na sala. Petúnia entra no local☀️


PETÚNIA: Eita que praia boa! O que aconteceu?


FERNANDA: O meu pai chegou bêbado aqui. Agora tá desmaiado na cama.


PETÚNIA: Que decadência! Num dia é o delegado da cidade, no outro bebe até cair. Bom, semana que vem já estamos voltando pra São Paulo, para voltar à rotina de sempre. 


FERNANDA: Eu tô pensando se eu vou voltar…


PETÚNIA: Como assim? Você quer viver nesse fim de mundo? Não né minha filha.


FERNANDA: Mas o meu pai, que eu não conheci por 18 anos, tá aqui. Eu queria me aproximar dele.


PETÚNIA: Ah! Quando você tiver tempo você visita. Mas a senhorita volta pra São Paulo comigo sim.


Cena 4 (Jornal / Interior)


☀️Jerônimo e Marília estão deitados no chão☀️


JERÔNIMO: E agora?


MARÍLIA: Agora o que?


JERÔNIMO: O que você vai fazer? Você está tocando esse jornal sozinha com o perigo de ir pra rua a qualquer momento.


MARÍLIA: Eu… não sei. Dei tantos anos da minha vida por esse lugar, e agora estou completamente sem rumo. O Marcelo disse que vai vender a empresa.


JERÔNIMO: E por que você não compra?


☀️Marília dá uma risada histérica☀️


MARÍLIA: Com que dinheiro fofo? Eu não sou capaz de assumir uma dívida desse tamanho não.


JERÔNIMO: E se eu te ajudasse?


☀️Marília fica em silêncio por um tempo☀️


MARÍLIA: Você… faria isso por mim?


JERÔNIMO: Eu tenho umas economias guardadas. Eu viro seu sócio, você pode fazer propaganda da lanchonete, e tocamos juntos.


MARÍLIA: Por que você faria isso?


JERÔNIMO: Porque eu te amo sua boba! Entendeu ou quer que eu desenhe?


☀️Marília se levanta☀️


MARÍLIA: Tá bom! Então vamos fazer uma boa matéria, pois o que não falta nessa cidade é notícia. E você vem me ajudar.


JERÔNIMO: Eu?


MARÍLIA: Lógico, em pouco tempo seremos sócios.


☀️Marília pega uns papéis e começa a escrever. Jerônimo observa admirando☀️


Cena 5 (Mansão Montes / Quarto de Marcelo)


☀️Marcos e Marcelo conversam☀️


MARCOS: Eu não acredito que isso tá acontecendo. Parece que, desde que meu pai voltou, tá dando tudo errado.


MARCELO: Tudo errado? Acha que tudo o que anda acontecendo é culpa do seu pai?


MARCOS: Eu tenho certeza. As notícias do jornal e o assassinato, além do que ele fez comigo.


MARCELO: O que ele fez contigo?


MARCOS (Disfarçando): Nada. Foi modo de dizer…


MARCELO: O que você tá escondendo Marcos? Poxa, a gente ta namorando e você não confia em mim. Ele te deu uma surra, não foi? Aqueles machucados, foram culpa dele.


☀️Os olhos de Marcos se enchem de lágrimas☀️


MARCOS (Tentando não chorar): Ele… fez isso quando… descobriu sobre nós dois.


MARCELO: E por que você não contou isso a ninguém? Esconder só piora as coisas.


MARCOS: É que tá sendo difícil… eu só queria esquecer tudo isso.


☀️Marcelo abraça ele☀️


MARCELO: Eu tô aqui do seu lado, sempre.


Cena 6 (Casarão / Sala / Noite)


☀️Uma pessoa está virada de costas. Alberto desce as escadas☀️


ALBERTO: Pois não?


☀️A pessoa se vira, é Sérgio. Alberto fica sem chão☀️


SÉRGIO: Boa noite Alberto! Não vai dar um abraço no seu amigo de infância? Que você tentou matar!




–----

☀️Francisco observa tudo do topo da escada☀️


ALBERTO: O que? Como você?


SÉRGIO: Acho que uma cova mais funda seria o ideal. Você quase conseguiu Alberto, mas agora eu vou te colocar atrás das grades!


ALBERTO: Isso se eu não conseguir na próxima tentativa.


SÉRGIO: Se eu sumir de novo, você é preso! Simples. Eu já contei tudo à polícia. Eles só estão esperando mais uma prova pra te colocar na cadeia.


ALBERTO: E você acha que eles vão conseguir isso? Nunca vão me derrubar!


SÉRGIO: Veremos.


☀️Sérgio sai☀️


ALBERTO (Gritando/Raiva): DESGRAÇAAAA!


☀️Ele joga um objeto de vidro contra a parede que se quebra inteiro. Francisco se assusta e volta pro andar de cima☀️


Cena 7 (Casarão / Quarto de Renata)


☀️Francisco passa pelo corredor e flagra Renata arrumando as malas☀️


FRANCISCO: Que isso? Você vai embora?


RENATA: Ai Francisco! Isso é furada. Nosso pai voltou numa versão horrível, ele é um criminoso.


FRANCISCO: Quem fez sua cabeça contra ele? Não está satisfeita com tudo o que ele te dá? Ele é o nosso pai! Ele nunca faria algo de mal.


RENATA: ACORDA FRANCISCO! A-COR-DA! Se você vais e juntar a toda essa sujeira, se junte! Mas eu to pulando fora.


☀️Ela pega a mala e sai. Francisco vai atrás☀️


Cena 8 (Casarão / Sala)


☀️Alberto está sentado pensativo. Ele é interrompido por Renata e Francisco discutindo enquanto descem as escadas☀️


ALBERTO: Ei ei ei! Que baderna é essa? E essas malas?


FRANCISCO: A Renata tá indo embora. Disse que você é um criminoso.


RENATA: Você é fofoqueiro ein garoto.


ALBERTO: Mais um filho se rebelando contra mim? Que prole foi essa que eu arrumei ein.


RENATA: Eu ouvi muitas coisas que você disse, várias das suas conversas! Você não presta, assim como a mamãe sempre disse.


ALBERTO: Eu só faço o que eu faço por dinheiro, pra dar dignidade a vocês!


RENATA: A nós ou a você próprio?


ALBERTO: O que que foi Renata? É o sujo falando do mal lavado. Você acha que eu não ouvi todas as historinhas sobre você, o que você faz pra ganhar um trocado? Querendo ou não, você é a mais parecida comigo. Se eu te dar mais um cartão, você se aquieta?


☀️Renata tira o seu cartão da bolsa☀️


RENATA: Aqui ó, o seu cartão!


☀️Ela quebra ele em vários pedaços☀️


RENATA: Tchau pra vocês!


☀️Ela pega as malas e sai☀️


ALBERTO: Isso! Vai embora sua pentelha!


☀️Francisco sobe as escadas☀️


Cena 9 (Casarão / Quarto de Francisco)


☀️Francisco se deita na cama e fica pensativo. Ele começa a lembrar de tudo o que as pessoas dizem☀️


》》》LEMBRANÇAS《《《


ROSE: O pai de vocês nos deixou um monte de dívidas.

–----

ROSE: O pai de vocês não prestava!

–----

MARCOS: O papai apostou a casa!

–----

RENATA: Ele é um criminoso!

–----

JU: Ele tá manipulando você, usando sua adoração pra te controlar!


》》》FIM DAS LEMBRANÇAS《《《


☀️Francisco fecha os olhos e coloca a mão no rosto☀️


FRANCISCO: Para! Eu não quero acreditar nisso…


Cena 10 (Praião)


☀️E mais um dia amanhece de novo novamente☀️


Cena 11 (Casa de Mário / Interior/ Manhã)


☀️Fernanda e Petúnia tomam café. Mário sai pulando do quarto e vai até a porta☀️


FERNANDA: Aonde você vai?


MÁRIO: Eu tive uma ideia, um plano! Uma luz acendeu na minha cabeça.


☀️Ele sai☀️


PETÚNIA: Quando ver, o plano é entrar em coma alcoólico. 


☀️Ela solta uma risada☀️


Cena 12 (Mansão Montes / Sala)


☀️Ju e Marcelo descem as escadas. Suzana encara Alberto que está em pé no meio da sala☀️


SUZANA: Esse homem aí quer falar com vocês.


MARCELO: Pois não, Alberto?


ALBERTO: Bom, eu vim fazer uma proposta irrecusável. Eu compro o jornal de vocês, pelo preço que quiserem!


☀️Ju, Marcelo e Suzana se olham☀️


MARCELO: Você acha mesmo que vamos vender o jornal pra você, o maior inimigo do nosso pai? Se era só isso pode ir embora!


ALBERTO: Você falando assim, nem parece que é um veadinho.


☀️Marcelo se enche de raiva☀️


ALBERTO: Bom, eu vou indo. Eu sei que vocês ainda vão ceder!


☀️Alberto de retira☀️


MARCELO: Na próxima vez, eu não respondo por mim.


SUZANA: Que cara de pau! Esse deveria ter continuado a sete palmos do chão.


Cena 13 (Casarão / Sala)


☀️Francisco está sentado pensativo. Alberto entra sorrindo☀️


ALBERTO: Bom dia meu filho! As coisas estão indo melhor do que nunca.


FRANCISCO: Sabe pai, eu decidi abrir os olhos.


☀️O sorriso de Alberto se desfaz☀️


ALBERTO: Como assim?


FRANCISCO: Eu me fingi de cego, surdo e mudo esse tempo todo. Agora eu percebo as coisas que você faz. Mas eu não vou me revoltar contra você, eu acho que nada disso está errado. Saiba que eu estou à disposição em tudo o que necessitar, independente do que seja.


☀️Os olhos de Alberto brilham☀️


ALBERTO: Ótimo meu filho! Eu sempre esperei por isso.


FRANCISCO: Eu só não entendi algumas coisas direito… parece que faltam peças nesse quebra-cabeça.


ALBERTO: Eu vou te explicar tudo meu filho. Antes eu só apostava em jogos de azar. Normalmente eu perdia, mas às vezes eu ganhava! E ganhar é um sentimento indescritível. Então eu resolvi pensar mais alto… eu sabia dos segredinhos do Manoel, que ele tinha um livro secreto, aquele que eu usei pra expor toda a cidade no jornal, e muitas barras de ouro que ele roubou de um museu há anos atrás. Daí, eu agi, procurei uma ajuda, um menino chamado Ivan…


》》》FLASHBACK《《《


☀️Ivan e Alberto estão no barco☀️


IVAN: E depois que eu fizer tudo, você me deixa em paz?


ALBERTO: Claro, e com um bom dinheiro


》》》FIM DO FLASHBACK《《《


ALBERTO: Mas ele tava muito receoso, então eu tive que tomar uma decisão…


》》》FLASHBACK《《《


☀️Ivan entra no barco com um saco nas costas☀️


IVAN: Deu certo!


ALBERTO: Ótimo, agora…


☀️Ele bate com um pedaço de ferro na cabeça de Ivan que cai desacordado☀️

–----

☀️Alberto amarra e amordaça Ivan dentro do barco. Ele pega seu anel de casamento e coloca no dedo do rapaz, depois coloca uma bomba em outro canto do barco☀️


》》》FIM DO FLASHBACK《《《


ALBERTO: Então, ele explodiu naquela noite. Eu aproveitei e me fingi de morto por um tempo. Vendi o ouro, comprei e reformei o casarão e paguei todas as dívidas. Assim a nossa vida foi resolvida.


FRANCISCO: Isso foi muito esperto.


ALBERTO: Eu fiquei com medo do Manoel vir atrás do ouro, tentei negociar o caderno, mas ele não quis. Então publiquei todos os segredos que tinham escritos nele. Assim, ele ficou desestabilizado, todos teriam motivo para odiar ele. Foi aí que…


》》》FLASHBACK《《《


☀️Alberto entra no jornal, está de noite☀️


MANOEL: Quem está aí?


☀️Alberto levanta a arma e atira várias vezes contra Manoel☀️


》》》FIM DO FLASHBACK《《《


ALBERTO: Eu também estava com raiva da sua mãe. Ela queria se separar de mim, estava se relacionando com outro homem, ela não me obedecia mais, decidiu que iria me enfrentar. Então culpei ela pelo crime…


》》》FLASHBACK《《《


☀️Alberto, com uma luva, joga uma presilha de cabelo no chão e alguns fios de cabelo que estavam em um saco plástico☀️


》》》FIM DO FLASHBACK《《《


ALBERTO: Isso é tudo, agora nós vamos…


☀️O delegado sai de trás de uma parede☀️


DELEGADO: Está ótimo Francisco, já é o suficiente.


ALBERTO: O que é isso?


☀️Mário e Sérgio observam do topo da escada. Mais alguns policiais surgem no local e algemam Alberto☀️


DELEGADO: O senhor está preso por uma série de crimes. E todos aqui são testemunha da sua confissão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário